Cinema

E agora, algo completamente diferente: o primeiro filme de Pedro Almodóvar em inglês

Em "O Quarto ao Lado", o cineasta espanhol trabalha com Tilda Swinton e Julianne Moore. O filme estreou esta quinta-feira.
Está a ser um sucesso.

Com um Óscar no currículo e um currículo com filmes como “Fala Com Ela”, “Ata-me”, “A Pele Onde Eu Vivo” e “Mulheres À Beira De Um Ataque De Nervos”, Pedro Almodóvar é um dos mais prestigiados cineastas da atualidade. Mas o que é que lhe faltava fazer? Um filme em inglês. 

Ao fim de 42 anos na indústria, o cineasta espanhol lança-se na língua inglesa com “O Quarto ao Lado”, onde reencontra Tilda Swinton, após terem colaborado na longa-metragem “The Human Voice”. O filme estreou esta quinta-feira, 5 de dezembro, nas salas de cinema nacionais.

Na nova produção de Pedro Almodóvar, Tilda Swinton contracena com Julianne Moore — ambas vencedoras de um Óscar. As atrizes interpretam duas jornalistas que foram grandes amigas na juventude, enquanto trabalhavam juntas na mesma revista. No entanto, perderam contacto e passaram anos sem se reencontrar.

Ingrid seguiu carreira como escritora de ficção, enquanto Martha se tornou correspondente de guerra. Ambas alcançaram grande sucesso nos respetivos caminhos. Quando descobre que tem uma doença terminal, Martha procura reaproximar-se de Ingrid e da filha que negligenciou para privilegiar a vida profissional.

O “Quarto ao Lado”, que conquistou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano, conta ainda no elenco com Alessandro Nivola, John Turturro, Melina Matthews, Juan Diego Botto, Raúl Arévalo e Victoria Luengo. O filme foi rodado em Nova Iorque e Madrid, oferecendo um pano de fundo multicultural ao drama.

A crítica internacional tem-se rendido ao trabalho de Almodóvar. No agregador Rotten Tomatoes, o filme possui uma avaliação de 88 por cento. O “Financial Times” descreve-o como “por mais cómico que seja, ‘O Quarto ao Lado’ é bastante genuíno de uma forma mais profunda e interessante.” Já o “Wall Street Journal” afirma que é “um trabalho incrível e assustador de um cineasta com décadas de carreira que claramente se sente mais consciente da sua própria mortalidade.”

Aproveite e leia o artigo da NiT para descobrir como Penélope Cruz perseguiu Pedro Almodóvar até a atriz se tornar na sua grande musa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT