Cinema

Novo filme de Almodóvar inspirado em Amália Rodrigues terá um ator português no elenco

A curta-metragem de 30 minutos protagonizada por Ethan Hawke e Pedro Pascal abordará um romance gay entre dois pistoleiros.
Vai ter cerca de 30 minutos.

continua a mergulhar nos filmes ingleses, algo raro na carreira de 42 anos do realizador. O primeiro projeto falado em inglês foi “The Human Voice”, protagonizado por Tilda Swinton e lançado em 2020. O próximo será uma curta-metragem com Pedro Pascal e Ethan Hawke — e que também contará com o português José Condessa no elenco.

A curta de 30 minutos chama-se “Estranha Forma de Vida”. O nome parece-lhe familiar? Tem razão. É também o título de um dos fados mais conhecidos e icónicos de Amália Rodrigues, musa que inspirou o cineasta espanhol. “Essas músicas [de fado] são muito tristes. É assim que as duas personagens principais vivem”, conta ao site “IndieWire”. Além disso, a música da artista portuguesa é o tema que abrirá o projeto.

Será também uma espécie de resposta a “O Segredo de Brokeback Mountain”, um filme que poderia ter sido realizado por Almodóvar, não fosse a falta de liberdade que o cineasta acreditou que iria ter. “A relação deles era animalesca, e para mim era impossível ter isso num filme, visto que era uma produção de Hollywood. Não podíamos ter estes dois homens a fazer sexo a toda a hora. Este filme pode ser a minha resposta ao ‘Brokeback Mountain’.”

Hawke interpreta um xerife chamado Jake, enquanto que Pascal é o pistoleiro Silva. Vivem em lados opostos do deserto e não se veem há 25 anos. “Um deles viaja pelo deserto para encontrar o outro”, explica. “Vai haver um confronto entre ambos, mas, na verdade, a história é muito íntima” e romântica. “A masculinidade é um dos temas do filme.”

Pedro Almodóvar não revelou muito mais sobre este novo projeto, e ainda não se conhece que papel terá José Condessa na narrativa, nem o seu peso. Já se sabe, contudo, que as gravações arrancam em agosto.

O elenco também contará com Jason Fernández, George Steane, Manu Ríos,Pedro Casablanc, Sara Sálamo e Erenice Lohan.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT