Cinema

Novo filme de “terror corporal” com Demi Moore está a enjoar os espectadores

“The Substance” aborda a pressão da imagem corporal nas mulheres. As cenas “grotescas” têm sido demasiado fortes para quem vai aos cinemas.
Não é para quem tem um estômago fraco.

Em Portugal, “The Substance” só estreia a 31 de outubro, mas nos Estados Unidos e Reino Unido, chegou aos cinemas a 20 de setembro e já é um dos filmes mais comentados nas redes sociais. Demi Moore e Margaret Qualley são as protagonistas desta obra de “terror corporal”, cujas cenas chocantes estarão a levar muitos dos espectadores a abandonarem as salas.

A trama acompanha Elisabeth Sparkle (Moore), uma estrela de Hollywood demitida de um programa de televisão por causa da sua idade. A viver uma crise existencial, sobretudo devido à pressão para manter o ar jovem, Elisabeth encontra uma solução milagrosa: uma substância que faz o seu corpo produzir uma versão mais nova de si mesma. É assim que surge Sue (Qualley).

Os conflitos começam quando Elisabeth vê Sue a destacar-se no mundo do entretenimento. Apesar de ser uma versão de si própria, a estrela original sente-se tomada pela inveja e faz de tudo para sabotar o sucesso da cópia. “Uma celebridade em declínio decide usar uma nova droga do mercado negro, uma substância que replica células e cria temporariamente uma versão mais jovem e melhor de si mesma”, resume a sinopse.

Demi Moore explica que se identifica plenamente com o papel. “Quando era mais nova, punha muita pressão em mim e vivi experiências em que me pediram para perder peso. Era humilhante, mas o mais absurdo era o que eu fazia para cumprir essas exigências”, contou à “CBS News”.

Recorda-se, por exemplo, de pedalar todos os dias cerca de 50 quilómetros até aos estúdios da Paramount para as filmagens de “Proposta Indecente” (1993), pouco tempo depois de ter sido mãe. “Acho que a minha filha tinha seis meses. Eu amamentava durante a noite, acordava ainda de madrugada, treinava e ia de bicicleta até à Paramount. Hoje, sinto-me ridícula ao pensar nisso”, relembrou. Embora já não se veja a passar pelas mesmas situações, admite que, na época, faziam sentido.

“The Substance” tem atualmente uma pontuação de 91% no Rotten Tomatoes e arrecadou 25 milhões de euros face a um orçamento de 17,5 milhões. Nas redes sociais, os comentários centram-se sobretudo nas cenas sangrentas e grotescas — muitos espectadores não conseguiram ver o filme até ao fim devido ao desconforto causado e abandonaram as salas de cinema.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT