Cinema

O filme para ver este Natal: “Knives Out” está de volta — desta vez na Netflix

Daniel Craig regressa para mais um mistério com um elenco de luxo. Afinal, quem matou Andi?
Daniel Craig é o único ator que se mantém.

Em 2019, no auge dos blockbusters da Marvel, estreou nos cinemas um filme mais convencional que se assumiu como uma das grandes produções comerciais do ano. Falamos de “Knives Out: Todos São Suspeitos”, que pegava no formato tradicional dos mistérios “whodunnit” — em que a ideia é descobrir quem cometeu determinado homicídio — para uma história com contornos cómicos, dramáticos, tensos e um autêntico elenco de luxo.

Com um orçamento de cerca de 37 milhões de euros, rendeu nas bilheteiras aproximadamente 293 milhões de euros — tornando-se num filme particularmente lucrativo. Logo no ano seguinte, foi encomendada uma sequela pelos estúdios Lionsgate, mas no início de 2021 a Netflix chegou-se à frente e pagou 441 milhões de euros para ficar com duas sequelas de “Knives Out”.

A primeira, “Glass Onion: Um Mistério Knives Out”, chega à plataforma esta sexta-feira, 23 de dezembro, após ter estado nos cinemas em diversos países — foi a produção original da Netflix com a maior estreia de sempre nas salas. Agora, com o lançamento no serviço de streaming, promete ser uma das histórias mais vistas neste Natal.

A única personagem que se mantém do filme original é o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), que desta vez terá de resolver um novo crime, com um novo conjunto de personagens. Tudo começa quando um multimilionário do mundo da tecnologia organiza uma festa temática em torno de um tema bastante curioso: um mistério de homicídio.

Miles Bron (Edward Norton), este magnata anfitrião, convidou uma série de amigos e colegas próximos para a sua casa estonteante numa ilha privada na Grécia — chama-se Glass Onion, daí o título do filme. É lá que se desenrola esta festa. Entre os presentes está Benoit Blanc, embora ele não tenha sido convidado por Miles Bron — o multimilionário acredita que se trata apenas de uma brincadeira divertida por parte de um dos convidados tendo em conta a festa temática.

A certo ponto, aquilo que era para ser uma celebração torna-se algo muito mais sério — e perigoso. E acontece uma reviravolta no enredo. Afinal, Benoit Blanc está ali por ter sido contratado por Helen Brand, para investigar a misteriosa morte da sua irmã gémea Cassandra “Andi” Brand. Andi era sócia de Miles e foi ela que teve a ideia original para a empresa que fundaram e que levou Miles a tornar-se tão rico.

Contudo, houve uma enorme divergência entre ambos, que resultou num processo judicial que foi conquistado por Miles Bron — graças aos testemunhos preciosos (e também falsos) de vários dos seus amigos e colegas próximos, que estão todos nesta festa na Glass Onion. Andi tornou-se persona non grata.

Como a morte de Andi ainda não é conhecida, Benoit Blanc convence Helena Brand a fingir que é a irmã gémea para comparecer na festa e juntos tentarem decifrar quem é o culpado. Só que, pelo meio, o detetive vai descobrir que, afinal, todos os convidados parecem querer assassinar Miles Bron. Tal como no primeiro filme, no segundo “Knives Out” o enredo não será linear e podem esperar-se vários twists ao longo da narrativa. O realizador e argumentista Rian Johnson mantém-se.

O elenco inclui ainda nomes como Janelle Monáe (que interpreta as irmãs Brand), Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr., Kate Hudson, Dave Bautista, Jessica Henwick, Ethan Hawke, Hugh Grant, Madelyn Cline, Natasha Lyonne, Joseph Gordon-Levitt e até Serena Williams — muitos fazem pequenas participações, de forma a aumentar o calibre do estrelato de “Glass Onion”.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT