Cinema

O filme português candidato aos Óscares vai passar na RTP

“Vitalina Varela” foi o candidato nacional às estatuetas em 2020. Estreia-se na televisão portuguesa a 15 de janeiro, na RTP2.

Chegou aos cinemas nacionais em 2019, mas só no ano seguinte fez a sua estreia internacional. “Vitalina Varela”, filme de Pedro Costa, fez sucesso em ambos os circuitos e conseguiu mesmo figurar na lista dos 50 melhores do ano.

A lista, compilada pela “Indiewire” após consulta de 230 críticos, colocou a produção nacional no 18.º posto do ranking, à frente de obras como “Tenet” de Christopher Nolan. E, claro, era o único filme português no lote.

No final de 2020, chegava a boa notícia. A rejeição de “Listen” de Ana Rocha, por ser maioritariamente falado em inglês, abriu as portas a “Vitalina Varela” na corrida à nomeação para Melhor Filme de Língua Estrangeira. O filme tornou-se no escolhido oficial para a candidatura portuguesa, apesar de não ter conseguido ultrapassar a concorrência da categoria que viria a coroar “Another Round” de Mark Vinterberg, o candidato dinamarquês.

A história chega agora à televisão portuguesa, quase três anos depois da estreia. “Vitalina Varela” irá ser transmitido na RTP2 a 15 de janeiro, pelas 23h30. Conta a história de uma mulher cabo-verdiana que viaja até Lisboa para visitar o marido que não vê há quarenta anos. Ao chegar, recebe uma notícia dramática: o marido morrera há três dias. Ainda assim, a personagem lança-se no trilho do marido, à procura dos seus vestígios no bairro das Fontaínhas, onde se cruza com os seus segredos e pormenores de uma vida ilícita.

O filme foi premiado com o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno tem como protagonista precisamente Vitalina Varela, que atua ao lado de Manuel Tavares Almeida, Francisco Brito, Imídio Monteiro ou Marina Alves Domingues. O filme está também disponível na plataforma de streaming da “HBO Portugal”.

Aproveite também para descobrir as 11 séries (e temporadas) que estreiam em 2022 e pelas quais mal podemos esperar. Carregue na galeria para saber quais são.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT