Em março e abril do ano passado, quando aconteceu o primeiro confinamento, a Medeia Filmes organizou uma Quarentena Cinéfila — disponibilizando gratuitamente filmes online para as pessoas verem em casa.
Com um novo confinamento, a Medeia, em colaboração com a Leopardo Filmes, volta com uma segunda edição da iniciativa — já a partir de segunda-feira, 25 de janeiro. A primeira fase do programa, que se prolonga até 11 de fevereiro, vai ser focado em “Raridades”.
Uma delas é “Posto Avançado do Progresso”, filme com Nuno Lopes e Ivo Alexandre (que a NiT entrevistou recentemente a propósito de “Vikings”), dirigido por Hugo Vieira da Silva. Centra-se em dois colonizadores que vão gerir um dos postos comerciais que Portugal tinha nas antigas colónias em África, ainda no século XIX — trata-se de uma adaptação indireta do conto homónimo de Joseph Conrad.
A programação inclui ainda “O Mundo no Arame”, minissérie de duas partes do alemão Rainer Werner Fassbinder; “Chantrapas”, do georgiano Otar Iosseliani; e “O Pequeno Quinquin”, minissérie do francês Bruno Dumont.
Esta primeira fase fica concluída com “Alguns Dias em Setembro”, o primeiro filme de Santiago Amigorena, produzido por Paulo Branco, que inclui um elenco com nomes como John Turturro, Juliette Binoche e Nick Nolte.
Cada filme estará disponível no site oficial da Medeia Filmes durante três dias. Consulte as datas de cada um na página da iniciativa.