Paul Rusesabagina, o antigo gerente do hotel que salvou mais de mil pessoas em 1994 durante o genocídio ocorrido no Ruanda (e que deu origem ao filme “Hotel Ruanda” foi libertado neste sábado, 25 de março. O membro da oposição ao regime do Ruanda estava a cumprir uma pena de 25 anos num processo que foi denunciado como político. Ao fim de 939 dias, a condenação de Rusesabagina, que data de setembro de 2021, foi comutada por ordem do atual presidente Paul Kagame.
O anúncio foi feito pelo governo ruandês, depois de várias sessões diplomáticas com os Estados Unidos, onde Rusesabagina, agora com 68 anos, também tem residência. “Este é o resultado de um desejo partilhado para recomeçar as relações entre Estados Unidos e Ruanda”, explicou Stephanie Nyombayire, porta-voz do presidente do Ruanda.
📝🇷🇼Paul Rusesabagina of ‘Hotel Rwanda’ fame released from prison: Human rights activist Paul Rusesabagina has been released from a Rwandan prison after being held for more than two years, U.S. officials said Friday evening marking a diplomatic https://t.co/R2lWcl5Zrv pic.twitter.com/f5gCUTIfPQ
— 🌐World News 24 🌍🌎🌏 (@DailyWorld24) March 25, 2023
O antigo gerente do famoso Hotel Thousand Hills, que alojou mais de mil turistas e hutus moderados para os salvar dos hutus extremistas, durante o genocídio de 1994, foi condenado em 2021 por ter, alegadamente, ligações a uma organização que se opõe ao presidente do Ruando. O empresário negou todas as acusações na altura e deixou de comparecer em tribunal por considerar que não iria receber um julgamento justo.
Rusesabagina acabou por ser preso a 31 de agosto no aeroporto internacional de Kigali, numa detenção que a família e advogados descrevem como um “rapto”. A família também chegou a alertar, há uns tempos, que o seu estado de saúde estava a ficar e tinham medo que pudessem morrer na prisão.
“Ficamos felizes com a notícia da sua libertação. A família espera poder reunir-se rapidamente com ele”, declararam.
A história de Rusesabagina, que ajudou 1200 pessoas a espacarem durante o genocídio no País, inspirou o filme “Hotel Ruanda”, nomeado aos óscares em 2005, o que lhe deu muita notoriedade. No filme de 2004, foi interpretado pelo ator Don Cheadle.