Cinema

“O Homem que Matou Dom Quixote”: o filme polémico de Terry Gilliam estreia em Portugal

Paulo Branco esteve em tribunal com o realizador. E foi a obra que suscitou um mal-entendido entre Adam Driver e Lídia Franco.
Adam Driver e Jonathan Pryce são os protagonistas.

“O Homem que Matou Dom Quixote”, que estreou originalmente em 2018, foi um filme com uma história bem atribulada fora do ecrã. Primeiro, foi o caso judicial que opôs o realizador Terry Gilliam ao produtor português Paulo Branco — e que causou, até, que o filme nunca tenha estreado nos cinemas nacionais. Pelo menos até agora.

No ano passado, houve também um mal-entendido quando Lídia Franco revelou que o ator Adam Driver alegadamente a tinha agredido — posição que acabaria por retirar, explicando que o colega havia sido “pouco delicado” numa cena mas que a sua queixa fora apenas um “desabafo”. “Lamento todo o mal-entendido.”

Quatro anos depois, e com uma pandemia pelo meio que abalou a indústria do cinema, o filme vai finalmente chegar às salas portuguesas. “O Homem que Matou Dom Quixote” estreia a 17 de fevereiro.

O projeto foi parcialmente gravado em Portugal (nomeadamente no Convento de Cristo, em Tomar) e conta com a atriz Joana Ribeiro no elenco. Jonathan Pryce, Stellan Skarsgård, Olga Kurylenko, Óscar Jaenada e Rossy de Palma são outros dos que participam.

A história acompanha Toby, um arrogante diretor publicitário que se encontra preso aos delírios de Javier. Javier é um velho sapateiro espanhol que acredita ser Dom Quixote e vê em Toby o Sancho Pança. No decorrer das suas cómicas e surreais aventuras, Toby é forçado a confrontar as trágicas repercussões de um filme que fez enquanto jovem idealista e que mudou, para sempre, a esperança de uma pacata vila espanhola.  

Carregue na galeria para conhecer outros dos principais filmes que estreiam em Portugal em 2022.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT