Cinema

O maior festival de cinema de animação do País vai regressar à capital

Vão ser 11 dias com muitos filmes, oficinas, debates, exposições e mais. É assim a Monstra.
Uma das criações do Cartoon Saloon.

O icónico festival de cinema de animação Monstra regressa este ano para a sua 23.ª edição. Vai decorrer de 7 a 17 de março, no Cinema São Jorge, a sua casa de sempre, e ainda na Cinemateca Portuguesa, no Cinema City Alvalade e no Cinema Fernando Lopes.

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de abril, o festival decorre sob o tema “Liberade de Expressão”. Irá apresentar cerca de 400 filmes, dos quais se distinguem 27 estreias mundiais, 24 internacionais e 143 nacionais. Também se podem esperar exposições, masterclasses, oficinas, partilhas de ideias e encontros durante os 11 dias de programação.

Um dos maiores focos da edição passa pela tradição da animação na Irlanda — “um país criativo, combativo e inovador”, sublinha Fernando Galrito, diretor artístico do festival. Considerado um dos responsáveis pelo boom no ramo, irá marcar presença o grupo mais emblemático de todos: o Cartoon Saloon, representado por Tomm Moore, o seu co-fundador. 

Além das curtas, serão exibidas as quatro primeiras longas-metragens do estúdio, que receberam nomeação ao Óscar para Melhor Animação: “Brendan e o Mundo Secreto de Kells”, um filme de temática fortemente irlandesa, ligada às lendas e aos contos tradicionais — criado pelos fundadores Moore e Nora Twomey. Também se esperam “A Canção do Mar” e “Wolfwalkers”, de Moore”; e “A Ganha-Pão”, de Twomey.

Além das várias competições com participações internacionais e nacionais, destaca-se a estreia de “A Revolução”, um filme realizado coletivamente por alunos de escolas de todo o mundo, que revela como estas gerações interpretam hoje a democracia e o seu significado. 

Os bilhetes gerais para todos os cinemas custam 4,50€, exceto na Cinemateca, cujo valor é de apenas 3,20€. Há vários descontos associados, como é o caso do estudante, criança, entre outros. As bilheteiras físicas abrem uma hora antes de cada sessão. Pode obter mais informações no site da Monstra.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT