As luzes apagaram-se quando faltavam 20 minutos para a uma da manhã. Em segundos, o silêncio deu lugar aos primeiros acordes de guitarra — e a plateia respondeu em uníssono. Jovens e adultos, pais e filhos, todos se juntaram em frente do palco Vodafone, para assistir ao concerto mais aguardado do dia.
Foi uma viagem no tempo, entre gerações e por alguns dos maiores êxitos dos Deftones. Só assim se pode descrever a atuação da banda de Sacramento, que encerrou em grande estilo a segunda noite do Primavera Sound Porto 2025 — e fez-se ouvir até ao centro da cidade.
Quase quatro décadas depois da sua formação, Chino Moreno (voz), Stephen Carpenter (guitarra), Abe Cunningham (bateria) e Frank Delgado (samplers) provaram que continuam no topo da sua forma. O metal alternativo da velha guarda mantém-se relevante e magnético, a atrair tanto fãs de longa data como uma nova dose de seguidores.
Com uma presença em palco enérgica e envolvente, a banda mostrou uma química intacta. O regresso a Portugal — após passagens pelo NOS Alive em 2009 e pelo Campo Pequeno em 2010 — foi marcado por uma entrega total.
A setlist equilibrou melancolia e agressividade, nostalgia e novidade. Clássicos como “Be Quiet and Drive (Far Away)” e “My Own Summer (Shove It)” foram recebidos com entusiasmo, acompanhados em coro por milhares de vozes.
A intensidade sonora foi reforçada pela produção visual: luzes dramáticas, fumo denso e projeções atmosféricas criaram um ambiente imersivo. Chino Moreno não se limitou a cantar — interagiu constantemente com o público, agradecendo em português e retribuindo a energia com sorrisos e gestos de proximidade.
Os Deftones mostraram, mais uma vez, por que continuam a ser uma banda de culto: uma fusão entre caos e beleza, raiva e melodia. Uma força que molda gerações e desafia limites.
Conheça o setlist do concerto dos Deftones do segundo dia do Primavera Sound Porto.
— “Be Quiet and Drive (Far Away)”
— “My Own Summer (Shove It)”
— “Diamond Eyes”
— “Tempest”
— “Swerve City”
— “Digital Bath”
— “Prayers/Triangles”
— “You’ve Seen the Butcher”
— “Rocket Skates”
— “Sextape”
— “Around the Fur”
— “Headcup”
— “Rosemary”
— “Hole in the Earth”
— “Change (In The House of Flies)”
— “Genesis
Encore:
— “Minerva”
— “Bored”
— “7 Words”
Carregue na galeria para relembrar alguns dos melhores momentos da noite.