Cinema

O momento mais louco de sempre nos Óscares: Will Smith esmurra Chris Rock na cara

Aconteceu após uma piada do humorista. O momento foi bastante constrangedor durante a cerimónia.
O momento aconteceu em direto.

Durante a gala da 94.ª edição dos Óscares, houve um momento profundamente constrangedor e errático. O humorista Chris Rock apareceu em palco para entregar a estatueta dourada de Melhor Documentário. Antes de dizer o nome dos filmes nomeados, fez algumas piadas, com uma referência a Jada Pinkett Smith, a mulher de Will Smith. Jada Pinkett Smith tem, neste momento, a cabeça rapada, por causa de uma doença autoimune de que sofre — e Chris Rock disse que estava ansioso pela sequela de “GI Jane”.

Will Smith levantou-se da sua cadeira, dirigiu-se ao palco e esmurrou Chris Rock na cara. O humorista ficou visivelmente constrangido pela situação mas muitas das estrelas presentes terão pensado que se tratava de um momento encenado. 

Quando Will Smith, na sua cadeira, disse por duas vezes “Deixa o nome da minha mulher longe da tua boca, caralho”, essas dúvidas pareceram dissipar-se. Chris Rock continuou visivelmente abalado até anunciar o documentário “Summer of Soul” como o vencedor naquela categoria.

Logo a seguir, o rapper e empresário Sean Combs subiu ao palco para introduzir a celebração do 50.º aniversário de “O Padrinho” e disse sobre o incidente: “Will e Chris, resolvemos isto como família a seguir, na festa”.

O discurso de Will Smith

Cerca de meia hora depois de ter esmurrado Chris Rock, Will Smith voltou ao palco quando venceu, pela primeira vez, o Óscar de Melhor Ator. O seu discurso foi claramente influenciado pelo incidente que acabara de acontecer. Enquanto chorava, Will Smith evocou o seu papel de Richard Williams, pelo qual ganhou o prémio, dizendo que ele era um “protetor da sua família”.

“Estou assoberbado neste momento da minha vida. Estou a ser chamado para proteger e amar os meus (…) Nesta profissão tens de saber lidar com abusos, tens de sorrir e fingir que está tudo bem (…) O amor faz-nos fazer coisas malucas.” E acrescentou aquilo que Denzel Washington lhe terá dito num dos intervalos da cerimónia: “No teu auge, é aí que o Diabo te aparece”. Will Smith pediu desculpa à Academia e disse que esperava voltar a ser convidado pela organização dos Óscares. O ator foi ovacionado pela plateia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT