Cinema

O novo documentário sobre Anthony Bourdain manipulou a voz do chef

Esta técnica dividiu as opiniões e a própria ex-mulher do cozinheiro e apresentador já se manifestou.
O chef faleceu a 8 de junho de 2018.

O novo documentário sobre Anthony Bourdain chegou aos cinemas americanos esta sexta-feira, 16 de julho. “Roadrunner” acompanha a carreira do chef e apresentador desde a altura em que se tornou numa figura pública reconhecida.

No entanto, o filme já está a dividir opiniões após as revelações que Morgan Neville, o realizador do projeto, fez à “The New Yorker”. Segundo Neville, durante a produção do documentário, recorreram a inteligência artificial para recriar a voz de Bourdain.

Tal foi possível graças a uma dúzia de horas de gravações que Neville cedeu a uma empresa de software, que acabou por criar um “modelo de IA da sua voz”. Este modelo foi usado em três ocasiões durante o filme, onde não existiam registos de áudio de Bourdain, mas que mesmo assim o realizador queria que a voz do chef chegasse aos espectadores.

Uma delas é num momento em que Anthony estava a ler um email, quando, na verdade, era apenas este modelo de inteligência artifical. “Se virem o filme, provavelmente não saberão que outras frases foram ditas pela inteligência artificial, nem irão saber. Podemos ter um painel sobre ética do documentário mais tarde”, disse Morgan Neville.

Ottavia Bourdain, ex-mulher de Anthony, comenta que o realizador não pediu autorização para criar aquele modelo, ao contrário do que ele tinha dito antes: “Certamente que não fui eu que lhe disse que o Tony estaria na boa com isso”, desabafou no Twitter.

Para contar melhor a história do chef, Morgan Neville recorreu a testemunhos de amigos, familiares e também dos produtores e equipas técnicas dos programas televisivos de Bourdain. O documentário tenta também refletir sobre o suicídio do cozinheiro a 8 de junho de 2018, em França.

A manipulação da voz de Anthony Bourdain pode ser ouvida neste trailer, a partir dos 1:30 minutos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT