Cinema

Tem Timothée Chalamet, recebeu cinco nomeações aos Óscares e já está na Netflix

"Lady Bird", um dos primeiros filmes de Greta Gerwig, faz finalmente parte do catálogo da plataforma.
Foi um sucesso estrondoso entre os críticos.

Com apenas três filmes no currículo (pelo menos como realizadora), Greta Gerwig tornou-se numa das cineastas mais requisitadas em Hollywood. Foi com o mais recente “Barbie” que quebrou recordes e conseguiu arrecadar 1,31 mil milhões de euros em todo o mundo — foi a obra que mais dinheiro fez em 2023.

Antes de ser um fenómeno global, trabalhou noutros projetos muito elogiados pela crítica. Um dos primeiros foi “Lady Bird”, protagonizado por Saoirse Ronan e Timothée Chalamet — com os quais voltou a colaborar em “Mulherzinhas”, de 2019.

A produção que mistura drama e comédia chegou esta quinta-feira, 18 de abril, à Netflix. “Uma adolescente destemida que vive em Sacramento, na Califórnia, lida com os desafios do amor, da família e da autodescoberta enquanto sonha com um futuro longe dali”, lê-se na sinopse.

Esta é uma história aparentemente simples, mas extremamente bem contada e interpretada. A longa-metragem toca em pontos com os quais maior parte dos espectadores se conseguem identificar: a relação entre mãe e filha, passar de miúdo a adulto e ser independente.

No agregador de críticas Rotten Tomatoes conta com uma avaliação quase perfeita de 99 por cento com base em 400 avaliações. “A ternura, o humor e, às vezes, as revelações confrontantes da adolescência inundam a lente de Gerwig”, descreve o “CNET”. “O ritmo narrativo alegre e acelerado captura a sensação de que a adolescência termina mesmo antes de começar”, diz o “The Guardian”.

O filme foi apresentado apenas em alguns países, mas, mesmo assim, conseguiu arrecadar 74 milhões de euros. Ultrapassou o valor do orçamento, que foi de apenas nove milhões.

Também foi extremamente bem-sucedido nas galas de prémios, visto que ganhou 122 estatuetas e obteve 226 nomeações. Em 2018, esteve na corrida para cinco Óscares: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária, Melhor Realização e Melhor Argumento Original. No entanto, não venceu nenhum.

Recebeu, mesmo assim, alguns troféus bastante cobiçados dentro da indústria do cinema, como dois Globos de Ouro para Melhor Filme Musical ou de Comédia e Melhor Atriz num Filme Musical ou de Comédia.

Saoirse Ronan é a protagonista, Laurie Metcalf interpreta a sua mãe, Beanie Feldstein encarna a melhor amiga e Timothée Chalamet retrata a paixoneta de Lady Bird McPherson. O elenco também conta com Lucas Hedges, Tracy Letts, Stephen McKinley Henderson, Lois Smith, entre outros.

Carregue na galeria e conheça outras novidades de abril.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT