Martin Scorsese, um dos mais aclamados realizadores de sempre, está a trabalhar num novo projeto. Depois de em outubro terem terminado as gravações de “Killers of the Flower Moon”, agora o cineasta americano de 79 anos anunciou que vai realizar um filme biográfico sobre os Grateful Dead.
A banda americana formou-se em 1965 e durou até 1995, quando o vocalista e guitarrista Jerry Garcia morreu. Jonah Hill vai ser o protagonista do filme, ao interpretar Garcia. O ator já tinha trabalhado com Scorsese em “O Lobo de Wall Street”. A produção ainda não tem título.
Os membros dos Grateful Dead que ainda estão vivos vão ser creditados como produtores executivos. Em 2017, Scorsese já tinha dirigido o documentário “Long Strange Trip”, precisamente sobre a banda.
O argumento do filme vai ficar a cargo de Scott Alexander e Larry Karaszewski, dupla que escreveu os guiões de projetos como “Ed Wood”, “Larry Flynt” ou “American Crime Story: The People vs. O.J. Simpson”, entre vários outros.
Embora seja o primeiro filme biográfico musical na longa carreira de Scorsese, já realizou vários documentários centrados em músicos. Além de “Long Strange Trip”, realizou filmes sobre Bob Dylan, The Rolling Stones e George Harrison.
Martin Scorsese não é um dos cineastas da velha escola a resistir ao streaming. Depois de ter feito “O Irlandês” para a Netflix, “Killers of the Flower Moon” e este novo projeto vão estrear na plataforma Apple TV+.
A história de “Killers of the Flower Moon” passa-se nos anos 20, nos EUA, quando membros de uma tribo índia são assassinados em circunstâncias misteriosas, o que espoleta uma investigação do FBI.
O elenco inclui nomes como Leonardo DiCaprio, Robert De Niro, Jesse Plemons, Brendan Fraser ou John Lithgow. Ainda não há data de estreia prevista, mas poderá chegar no outono de 2022.