Cinema

O verdadeiro Lobo de Wall Street continua rico e insuportável — e agora é ídolo no TikTok

Jordan Belfort é agora orador motivacional e promove-se na rede social, entre auto-elogios e comentários machistas.
Parece que o retrato do filme era mesmo fiel

O nome de Jordan Belfort poderá ser desconhecido de muitos. O cenário muda de figura se o tratarmos pela sua alcunha, o Lobo de Wall Street, figura irreverente do mercado bolsista de Nova Iorque nos anos 90 — hoje transformado em ídolo do TikTok.

Pelo meio destes dois marcos da vida de Belfort, o norte-americano passou por um pouco de tudo. Uma loucura retratada pelo filme “O Lobo de Wall Street” de Martin Scorsese, com Leonardo DiCaprio a assumir o papel de um tresloucado, drogado, implacável e vigarista Belfort.

As manobras duvidosas acabaram em tragédia e com Belfort na cadeia, acusado de fraude e obrigado a restituir os muitos milhões perdido pelos seus clientes. Só que quase duas décadas depois, não só está livre como se tornou num orador motivacional e figura de culto.

Não é bem isso que faz na rede social do momento, onde tem já mais de dois milhões de seguidores. Além de vídeos de reações a outros vídeos — que normalmente acabam num chorrilho de asneiras, temperado com um ou outro comentário machista —, Belfort aproveita também para separar a verdade da mentira de tudo o que foi mostrado no filme de 2013 que recebeu cinco nomeações para os Óscares.

Num dos vídeos mais recentes, reage a informações sobre o seu famoso iate, o Nadine, onde nega que tenha pago 47 milhões de dólares — “foi menos, muito menos”, nota. Noutro vídeo, acompanha frase por frase o famoso discurso de DiCaprio no filme, enquanto revela que foi exatamente assim que aconteceu, palavra por palavra.

Odiado por muitos, Belfort mantém ainda uma fiel legião de fãs que vêem nele um exemplo de sucesso e um guru do duvidoso estilo de vida implicitamente criticado no filme — mas que muitos assumem ser um elogio à vida recheada de drogas, mulheres e dólares roubados.

A veia misógina de Belfort salta à vista aqui e ali. “Mulheres, [agradar a um homem] é muito mais simples do que isso”, comenta na reação a um vídeo. “Só têm que lhe dar de comer, fodê-lo e depois calarem o raio da boca. É a forma de porem todos os homens a comer nas vossas mãos.”

@wolfofwallstreet

Just sharing a famous Chris Rock quote with you all.

♬ original sound – The Wolf of Wall Street

Ao seu bom estilo, Belfort continua a vangloriar-se dos hábitos que o tornaram famoso. “O que é considerado desprezível se és pobre, mas chique se fores rico?”, pergunta uma tiktoker. “Essa é brincadeira de crianças”, nota Belfort. “Pagar cinco mil dólares por uma noite a uma prostituta.”

A veia política também salta à vista aqui e ali, sobretudo quando responde a questões feitas diretamente por outros tiktokers. “Diga-nos uma coisa que as pessoas não estão preparadas para ouvir?” “Que ser pobre é uma escolha”, remata Belfort, que continua a definir-se como um fervoroso adepto do capitalismo.

Perante as críticas de outro tiktoker aos perigos do capitalismo, Belfort perde a paciência. “Que afirmação tão ignorante. Se odeias tanto o capitalismo, porque é que não te mudas para a Venezuela e leva uma fatia de pão contigo, porque tens que esperar uma semana na fila para teres direito a uma.”

“Sou o mais liberal possível a nível social”, refere noutro comentário que o acusava de ser um liberal. “Mas aqui está a questão principal: sou um conservador em termos fiscais e socialmente liberal; não quero saber quem casa com quem, quem fode quem, o que és ou quem és; só sou preconceituoso relativamente a dois tipos de pessoas: preguiçosos e estúpidos. Fora isso, adoro toda a gente. E quem tem um problema com isso que se foda.”

Apesar de se vender como um especialista em negócios, a verdade é que Belfort passou 22 meses numa prisão federal, depois de em 1999 ter assumido a culpa perante acusações de fraude e lavagem de dinheiro. Condenado a restituir 92 milhões de euros aos investidores lesados, em 2018 noticiava-se que o norte-americano tinha apenas pago cerca de 10 milhões.

“Ainda me sinto mal, um bocadinho”, revelou em 2021 numa entrevista ao “The Times”, onde parece abordar com a maior leveza o crime pelo qual foi condenado. “Perdi algum dinheiro de ricalhaços.”

Belfort continua a viver uma vida de luxo. Espreitando por cima do seu ombro nos diversos vídeos que publica no TikTok, é possível ver enormes mansões e carros de luxo.

Muito do seu dinheiro chega agora das palestras que dá por todo o mundo, a empresários que admiram a sua duvidosa forma de estar e de negociar — apesar de todo o passado ligado a fraude e crimes económicos. Estima-se que cobre mais de 67 mil euros por evento.

@wolfofwallstreet

decision time 🤔

♬ original sound – The Wolf of Wall Street

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT