Cinema

“Onde Cabem Dois”: o novo filme da Netflix que explora o sexo em todas as suas formas

Casais homossexuais, intervenientes de todas as idades e géneros e um amor proibido entre primos são alguns dos temas abordados.
Não recomendamos que o veja com os pais.

É seguro dizermos que 2021 foi o ano do sexo na Netflix. A plataforma nunca fugiu a este assunto antes considerado tabu, mas também nunca o teve como o foco principal em tantos projetos. Este ano, temos como exemplo “Sex/Life”, “Sex, Love & Goop”, “Sexify” e, mais recentemente, o filme espanhol “Onde Cabem Dois”.

Misturando sexo com humor, a produção acompanha cinco histórias divertidas que se entrelaçam ao longo de uma louca noite de paixão e possibilidades. Nada corre como planeado, mas todos acabam por ter aquilo que desejam. As personagens principais são casais, e grande parte da narrativa passa-se num clube de swing.

Neste local picante (e nada recomendado para aqueles com um coração frágil) as regras sociais, preconceitos e vergonhas são deixados à porta. Ali dentro, tudo é possível — e todas as sexualidades são bem-vindas.

Embora muitos programas cuja temática principal é o sexo se foquem apenas em pares heterossexuais, neste novo filme vemos um maior leque de possibilidades. Temos duas mulheres que descobrem a sexualidade juntas, e dois homens que recorrem a um gloryhole para darem prazer um ao outro (nós avisámos que não era um filme para os mais sensíveis). As personagens têm idades variadas, criando um elenco mais universal. Todos estes diferentes casos são tratados com a maior naturalidade, visto que a sexualidade é algo presente em (quase) todas as pessoas.

O filme afasta-se tanto das amarras da sociedade que cria até um romance entre primos. “A minha história é mais antiga do que as demais, e é algo que aconteceu durante toda a vida. Não tem tanto a ver com amor mas sim com tensões sexuais que se criam ao longo dos anos e derivam de um vínculo entre duas pessoas que gostam uma da outra, mas que fazem parte da mesma família”, diz com bastante naturalidade Anna Castillo, a mulher do esperançoso casal.

Há uma grande quantidade de sexo sim, mas com toda esta paixão acabam por ser criados sentimentos, e separar ambos os fatores torna-se bastante difícil para alguns dos intervenientes.

“Onde Cabem Dois” é uma produção de Paco Caballero. Os personagens masculinos do filme são interpretados por Ernesto Alterio, Raúl Arévalo, Luis Callejo, Álvaro Cervantes, Carlos Cuevas  e Ricardo Gómez. Já as mulheres dos casais são vividas por Anna Castillo, Pilar Castro, Ángela Cervantes, Verónica Echegui, María León e Melina Matthews. O elenco fica completo com Ana Milán, a anfitriã deste clube de swing.

“O filme tenta contar de uma maneira divertida, desinibida, festiva e descarada aquilo que são, para mim, as novas relações. São maravilhosas graças a toda a liberdade, mas é muito difícil alcançá-la, devido a todo o impacto emocional. Se algum casal for tomar um copo a um clube de swing, creio que tenhamos feito o nosso trabalho”, diz Paco Cabellero, o realizador, à “Castilla y León Televisión”.

No projeto, o sexo é retratado de duas maneiras: casual ou com esperança de que surja algo mais. Álvaro Cervantes, que interpreta Raúl, afirma que a sua personagem “faz sexo só porque sim, e evita criar qualquer tipo de vínculo emocional.” “No entanto, por detrás daquela parede está uma pessoa por quem ele nutre sentimentos. É quase como uma comédia romântica”, explica o ator de 32 anos ao “El Cine en la SER”.

Tanto o realizador como o elenco de “Onde Cabem Dois” pretendem mudar as mentalidades espanholas e, consequentemente, as de todos aqueles que virem o filme. Ana Milán, uma das estrelas do projeto, explica que “ainda existem muitas pessoas que julgam os outros. Consideram que têm o direito de opinar e julgar a sexualidade das outras pessoas. Para mim, isso é insólito e antiquado, e grande parte do meu trabalho visa mudar estas atitudes”, conta.

Carregue na galeria para descobrir outras grandes estreias das plataformas de streaming (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT