Cinema

“Onde Fica Esta Rua?”: já pode ver o filme que celebra os 60 anos de “Verdes Anos”

A longa-metragem de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata pretendem regressar aos locais onde foi filmado o clássico.
O filme chegou às salas de cinema na quinta-feira

O filme que homenageia um dos maiores clássicos do cinema português, “Os Verdes Anos”, de 1963, chegou às salas de cinema esta quinta-feira, 30 de novembro. “Onde Fica Esta Rua?”, dos realizadores João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, estreou nas salas esta quinta-feira, 30 de novembro.

“Da nossa janela, vê-se um cenário do filme ‘Os Verdes Anos’, realizado por Paulo Rocha em 1963. Este foi o nosso ponto de partida: guiados pelo olhar de Rocha, revemos os locais desse filme. As camadas geológicas, urbanas e sociais sucessivas de Lisboa, sitiadas pela pandemia que interrompeu as filmagens, são retiradas em frente à nossa câmara, como uma improvisação de jazz contemporâneo a partir de uma partitura escrita em 1963”, descreve a sinopse do filme, assinada pelos dois cineastas.

Paulo Rocha foi professor, no Conservatório de Cinema, de João Pedro Rodrigues. Os dois mantiveram uma amizade até à morte do primeiro, em 2012. Esta ligação foi crucial na vida e formação do cineasta responsável por trabalhos como “Fogo-Fátuo” ou “O Ornitólogo”.

Agora, volvidos 60 anos, os realizadores regressam aos lugares onde “Verdes Anos” foi filmado, na companhia de João Rui Guerra da Mata. O resultado é um retrato das transformações da cidade de Lisboa, que serviu de cenário a muitos dos seus trabalhos.

O filme teve uma apresentação especial no Cinemacity Alvalade, a 29 de novembro, para celebrar os 60 anos do clássico do cinema português. A sessão decorreu no mesmo local, que na altura se chamava Cinema Alvalade, onde “Verdes Anos” foi exibido pela primeira vez, a 29 de novembro de 1963.

Carregue na galeria para conhecer todas as séries que chegaram à televisão e às plataformas de streaming em novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT