“O Telefone Negro” estreou nos cinemas portugueses em junho de 2022. Foi um sucesso em todo o mundo e começou a ser apelidado de “o filme de terror mais assustador do ano”. Esta honra surge, em grande parte, graças a Ethan Hawke. O ator interpreta um vilão perturbador.
A obra chegou a 8 de agosto à Netflix e, ao longo dos dias, tem subido no top da plataforma. Atualmente está na terceira posição, ou seja, os portugueses estão a adorar.
A narrativa de “O Telefone Negro” baseia-se no conto homónimo de Joe Hill, o filho do “mestre do terror” Stephen King, publicado em 2005.
O enredo desenrola-se na cidade de Denver, nos EUA, durante o final dos anos 70. Foi ali mesmo que Scott Derrickson, o realizador do filme, cresceu, numa altura de tensões e violência, espancamentos entre adolescentes, pais severos e brutos e a sombra de Ted Bundy, o serial killer que na mesma altura cometeu diversos homicídios no estado do Colorado.
Este imaginário real (onde também cabe rock dos anos 70 e um novo filme a causar burburinho, “O Massacre do Texas”) mistura-se com elementos fantasiosos e sobrenaturais. A narrativa centra-se em The Grabber (Ethan Hawke), um homem enigmático que rapta e assassina miúdos ou adolescentes.
O rapaz que acompanhamos ao longo de uma hora e 42 minutos de ação é Finney, que é levado pelo vilão para a sua cave sinistra — onde atormenta as suas vítimas. Naquele local arrepiante, o protagonista descobre um telefone bizarro, através do qual recebe mensagens de ajuda dos aparentes fantasmas das anteriores vítimas do The Grabber.
Finney tem um pai alcoólico e viúvo que lhe bate com o cinto. Por outro lado, a irmã Gwen tem um sexto sentido apurado — os seus sonhos reveladores começam também a interessar à polícia, a dado ponto do enredo, e poderão ajudar a salvar Finney.
O elenco inclui ainda nomes como Mason Thames, Madeleine McGraw, Jeremy Davies, E. Roger Mitchell, Troy Rudeseal ou James Ransone, entre outros.
Mundialmente, “O Telefone Negro” arrecadou 160 milhões de euros, face a um orçamento de apenas 16 milhões. Foi, então, um enorme sucesso. Os críticos também adoraram, visto que lhe atribuíram uma nota de 82 por cento.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.