Cinema

Os quatro filmes portugueses que podem chegar aos Óscares

O representante nacional será anunciado no próximo dia 16 de novembro.
"Listen" é o escolhido.

A Academia Portuguesa de Cinema já divulgou quais são as quatro longas-metragens portuguesas que em 2021 vão tentar o que ainda não foi feito: ter um filme português entre os cinco nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Os filmes escolhidos são “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, produção ainda nos cinemas que foi premiada este ano em Veneza; “Mosquito”, de João Nuno Pinto, premiado este fim de semana em Valência; “Patrick”, a estreia em longas-metragens de Gonçalo Waddington; e “Vitalina Varela”, a mais recente obra de Pedro Costa, cineasta já destacado no Museum of Modern Art.

O processo de seleção passará agora por um período de votação entre os membros da Academia Portuguesa de Cinema, que decorre desde esta segunda-feira, 2 de novembro, até ao próximo dia 15. O representante escolhido será anunciado no dia seguinte, 16 de novembro.

Depois de a edição deste ano dos Óscares, em fevereiro, ter conseguido escapar à pandemia, ainda há dúvidas sobre como será a cerimónia do próximo ano. Será a 93.ª edição dos prémios da Academia, e está prevista para acontecer a 25 de abril.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT