Cinema

Óscares: Academia condena comportamento de Will Smith e fala em “consequências”

A entidade já se tinha manifestado sobre a agressão do ator ao humorista Chris Rock, dizendo que não tolera qualquer forma de violência.
Chris Rock não apresentou queixa.

Will Smith ainda não tinha subido ao palco para receber, pela primeira vez, o Óscar de Melhor Ator, e já era o protagonista da entrega de prémios. O motivo, contudo, não foi o melhor. Momentos antes, o artista tinha invadido o palco e agredido Chris Rock, depois de o humorista ter feito uma piada sobre a mulher, Jada Pinkett Smith.

Apesar de Rock ter decido não apresentar nenhuma queixa formal, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, que pretende “explorar ações e consequências, segundo os códigos de conduta da lei da Califórnia”.

A entidade já se tinha manifestado sobre a situação na sua página oficial do Twitter. “Não toleramos qualquer forma de violência. Esta noite, temos o prazer de celebrar os vencedores da 94.ª edição da entrega de prémios, que merecem este momento de reconhecimento dos seus pares e dos amantes de cinema em todo o mundo”.

Enquanto não se sabe o que vai acontecer, vale lembrar que a a Academia tem um código de conduta — mais rigoroso desde 2017, numa altura em que a indústria do cinema teve de lidar com escândalos de assédio sexual — que não tolera este tipo de comportamentos.

Naquela época, a posição de Dawn Hudson, responsável pela organização, foi clara. “Além de alcançar a excelência no campo das artes e ciências cinematográficas, os membros devem comportar-se de forma ética, defendendo os valores da Academia de respeito à dignidade humana, inclusão e um ambiente de apoio que promova a criatividade”.

E continuou. “Não existe lugar para pessoas que abusam de seu estatuto, poder ou influência de uma maneira que viole os padrões reconhecidos de decência. A Academia opõe-se categoricamente a qualquer forma de abuso, assédio ou discriminação com base em género, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, idade, religião ou nacionalidade”.

Conheça as reações à agressão durante a gala, descubra se Will Smith pode perder o Óscar, veja o momento em que é reconfortado por Denzel Washington e leia o artigo da NiT sobre os traumas do ator relacionados com a violência a que foi exposto na infância. Saiba também mais sobre a doença autoimune de Jada Pinkett Smith, que originou a piada de Chris Rock, e leia as principais reações dos humoristas portugueses. Chris Rock já tinha feito piadas sobre os Smith nos Óscares de 2016.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT