Cinema

País de Gales implora a fãs de “Harry Potter” para não deixarem meias na praia de Dobby

A criatura amorosa do universo de J. K. Rowling faleceu nesta praia. No mundo real, o fenómeno é ainda mais bizarro.
Dobby morreu no sétimo filme.

É no sétimo filme da saga de “Harry Potter” que Dobby, o elfo amoroso que é um bom amigo do feiticeiro protagonista, morre. Essa cena foi gravada na Freshwater West Beach, em Pembrokeshire, no País de Gales, no Reino Unido.

Desde que “Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1” estreou nos cinemas em 2010, que aquela praia tem sido um lugar de culto para os fãs da saga. Muitos deixam mesmo lá as suas meias, como símbolo de afeto por Dobby, uma vez que foi esse o objeto que permitiu ao elfo conquistar a sua liberdade e livrar-se dos Malfoy.

Só que os fãs deixaram tantas meias naquela praia que isso se tornou um potencial problema ambiental. O tema levou mesmo o National Trust of Wales a efetuar um relatório, que se prolongou durante oito meses, para averiguar a questão e avaliar o que deveria ser feito.  A instituição concluiu então que poderiam deixar como está o memorial que foi construído pelos fãs na praia — com diversas meias e algumas pedras que foram pintadas — desde que não sejam acrescentados mais itens. 

“O Trust pede aos visitantes que apenas tirem fotografias quando estiverem a visitar o memorial para ajudar a proteger a paisagem. Itens como meias, bugigangas ou lascas de tinta das pedras que foram pintadas podem entrar no ambiente marinho e na cadeia alimentar e pôr a vida selvagem em risco”, pode ler-se numa nota oficial, citada pela revista americana “Entertainment Weekly”.

E acrescenta: “Embora estejamos encantados que tantos queiram visitar [a praia], temos de equilibrar a popularidade do local com o impacto ambiental nesta praia e no meio ambiente”.

O memorial que foi construído na praia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT