Cinema

Palhaço da turma e mascote do liceu. Quando Chalamet era apenas Timmy, o folgazão

É o protagonista de "Wonka", que chegou esta quinta-feira, 7 de dezembro, aos cinemas. O realizador escolheu-o por causa de um rap.
Timothée Chalamet é o protagonista de "Wonka"

O caminho para o topo é longo. Antes de se tornar ator, Timothée Chalamet, teve de vestir o suado e malcheiroso fato da mascote da escola secundária Fiorello H. LaGuardia. O protagonista de “Wonka”, — que chegou esta quinta-feira, 7 de dezembro, às salas de cinema nacionais — era considerado o “palhaço” da turma.

Apesar de ambicionar fazer parte da equipa de basquetebol do liceu, os treinadores tinham outros planos. Desconfiavam do talento de Chalamet para encestar e não o escolheram para fazer parte do plantel. Mas isto não o desmotivou. Por isso, procurou outra forma de ajudar os colegas. A resposta? Ser a mascote.

O artista descreveu o abafado calor que fazia dentro do fato, em entrevista à “W Magazine”, e como era um alívio poder chegar ao intervalo e refrescar-se. Em tom de brincadeira, afirmou que se a carreira de ator não fosse bem-sucedida poderia dedicar-se a esta profissão. “Talvez peça trabalho aos New York Knicks”, disse.

Chalamet sempre foi conhecido pelo seu lado divertido e folgazão. “O Timmy era muito popular. Todos gostavam dele”, afirmou Ansel Elgort, ator de “Baby Driver” ou “The Fault in Our Stars”, que frequentou a mesma escola. Os jovens estiveram na mesma aula de representação. Contudo, o protagonista de “Dune” revelou que por vezes se sentia intimidado pelos talentos do colega. Quando existia um casting para participar num musical, nunca se inscrevia porque tinha a certeza de que Elgort iria ficar com o papel.

A insegurança relativamente ao próprio talento levou Timothée a investir noutra arte: a música. Impossibilitado de cantar em palco, criou um alter-ego: o rapper Lil Timmy Tim. Publicou uma série de vídeos no YouTube, por exemplo, “Statistics”, dedicada à antiga professora da matéria.

Apesar de muitos colegas considerarem que estava destinado ao sucesso, a carreira artística não esteve sempre assegurada. Antes de entrar em LaGuardia, frequentava a escola Booker T. Washington. O ator descreveu os três anos neste local como “miseráveis”. Estava inscrito no rigoroso programa Delta, que considerava ter poucas oportunidades criativas.

A primeira vez que tentou entrar na escola de artes foi rejeitado após a entrevista com os responsáveis. Contudo, o professor de teatro com quem fez a audição, Harry Shifman, acabou por reverter a decisão. “Lembro-me da audição porque lhe dei a nota mais alta que alguma vez dei a um miúdo nas provas”, recordou à “Vanity Fair”.“Era realmente bom. Creio que tinha 13 anos. Era fascinante (…) Percebemos logo que tinha um dom.”

No novo ambiente, conseguiu desenvolver os talentos e fazer novas relações. Apaixonou-se pela filha de Madonna, Lourdes Leon, em 2013. Chalamet foi o primeiro namorado da jovem e, apesar de já terem terminado, esta diz que continua a ter imenso respeito pelo ator.

O reportório que criou na secundária ajudou a descolar a sua aclamada carreira, que já conta com uma nomeação para Óscar, em 2018, pelo desempenho em “Call Me By Your Name”.  Teve inclusive uma ligação direta com o mais recente papel em “Wonka”.

O realizador Paul King não precisou de pedir para Timothée fazer um casting para o filme. O cineasta confessou que foram os vídeos enquanto Lil Timmy Tim, por exemplo, a rappar “Roman’s Revenge” de Nicki Minaj, que o fizeram perceber que seria perfeito para o papel.

“Chalamet faz parte da geração que tem a adolescência muito bem documentada no YouTube. Estou muito feliz por ser de uma altura em que isso não era possível. Senão nunca mais teria permissão para sair em público”, revelou à “Variety”. No entanto, admitiu que o ator tem mais talento que ele “no que toca ao canto e atuação”.

“Wonka” chegou quinta-feira, 7 de dezembro, às salas de cinema nacionais. O elenco conta também com Olivia Colman, Jim Carter, Sally Hawkins, Keegan-Michael Key, Rowan Atkinson e Matt Lucas.

Leia também este artigo da NiT sobre o estilo ousado do casal Timothée Chalamet e Kylie Jenner, que adoram usar látex e desfilam nas passadeiras vermelhas com looks matchy-matchy.

Carregue na galeria para conhecer as séries que chegaram à televisão e às plataformas de streaming em dezembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT