Cinema

Pedro Almodóvar conquista Leão de Ouro em Veneza com o seu primeiro filme em inglês

O cineasta espanhol, de 74 anos, venceu o prémio máximo do festival. “The Room Next Door” foi ovacionado durante 18 minutos.
Tem 74 anos.

A 81.ª edição do Festival de Cinema de Veneza terminou este sábado, 7 de setembro, com uma grande vitória para Pedro Almodóvar. O cineasta espanhol, de 74 anos, recebeu o Leão de Ouro pelo seu filme “The Room Next Door”. Este é o seu primeiro projeto em inglês e conta com Julianne Moore e Tilda Swinton no elenco.

“Muito obrigada ao júri deste prémio por nos selecionar, numa edição tão brilhante como a deste ano”, agradeceu Almodóvar que, apesar de ser uma figura incontornável no mundo do cinema, é a primeira vez que vence um grande festival. O realizador destacou também a boa relação que tem tido com as protagonistas do filme que lhe valeu o prémio.

“Tenho de agradecer a Julianne Morre e a Tilda Swinton pelo talento, confiança e generosidade”, acrescentou. “Nós, realizadores, somos as primeiras testemunhas dos milagres que acontecem em frente a uma câmara, e elas fizeram milagres em muitos dias de filmagens”, afirmou o cineasta, que descreveu a produção como “um filme de mulheres”.

“The Room Next Door”, que é o 23.º filme de Almodóvar, recebeu uma calorosa receção do público na estreia, sendo ovacionado por 18 minutos e 36 segundos. O enredo do filme foca o reencontro de duas amigas, após anos de separação devido às escolhas de vida que fizeram.

“Ingrid (Moore) e Martha (Swinton) eram amigas na juventude, quando trabalhavam juntas na mesma revista. Ingrid tornou-se romancista de autoficção, enquanto Martha optou por ser repórter de guerra. Ao escolherem caminhos diferentes, acabaram separadas pelas circunstâncias da vida. Após anos sem contacto, reencontram-se numa situação extrema, mas estranhamente doce”, lê-se na sinopse do filme. A produção chega aos cinemas portugueses no início de dezembro.

Além de Almodóvar, o festival também premiou outros cineastas, como Maura Delpero, que levou o Leão de Prata por “Vermiglio”. Este drama ambientado no final da Segunda Guerra Mundial  retrata o encontro de um soldado refugiado com uma família numerosa. Brady Corbet ganhou o Leão de Realização por “The Brutalist”.

Nicole Kidman foi galardoada com o Coppa Volpi, o prémio de melhor atriz, pelo seu trabalho em “Babygirl”, apesar de não ter comparecido à cerimónia devido à morte da mãe. Vincent Lindon foi distinguido com o galardão de melhor ator pelo seu desempenho em “Brincar com Fogo”. 

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.  

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT