Lisboa volta a receber o Leffest — Lisboa Film Festival de 10 a 19 de novembro. O evento foi anunciado por Paulo Branco, o diretor do festival, esta sexta-feira, dia 13 de outubro. O evento vai acontecer em seis locais espalhados pela capital: no Teatro Tivoli, Academia de Ciências, o cinema Medeia Nimas, cineteatro Turim, Palácio Sinel de Cordes, centro cultural da Malaposta e na galeria Imago Lisboa.
Na programação destacam-se diversos filmes que fizeram parte dos festivais internacionais de cinema. Alguns dos principais títulos são “O Corno do Centeio”, de Jaione Camborda, “Priscilla”, de Sofia Coppola, e ainda “Pobres Criaturas”, de Yorgos Lanthimos, projeto que inclui o tema “O Quarto” interpretado pela fadista portuguesa, Carminho.
O Leffest vai promover ainda uma homenagem ao realizador Pedro Costa, responsável por filmes como “Vitalina Varela”, de 2019, e “No Quarta de Vanda”, de 2000. O ciclo, intitulado “Os Quartos do Cineasta Pedro Costa”, inclui a apresentação de um livro de Jacques Ranciére e a exibição da curta-metragem “As Filhas do Fogo”, realizada pelo próprio.
Além da programação cinematográfica, pode contar com diversas homenagens, exposições, concertos e debates, como “A Inteligência Artificial e a Criação Artística”. Esta conversa irá reunir cineastas, escritores, artistas e filosóficos que irão discutir este tema e a forma como impacta a criação de arte.
Para escolher o melhor filme do festival, o júri escolhido para este ano é composto pelo realizador Elia Suleiman, Khalik Allah, a atriz e realizadora Fanny Ardant, pelo escritor Giorgi Gospodinov, compositor Nitin Sawhney, escritora Rachel Kushner e para terminar, a artista plástica Adriana Molder.