Em julho, “Podia Ter Esperado Por Agosto”, realizado e protagonizado por César Mourão, foi o filme português mais visto nas salas de cinema nacionais, revelou esta sexta-feira, 9 de agosto, o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA)
A obra que foi lançada no dia 18 do mês passado teve exatamente 52.734 espectadores e conseguiu arrecadar 333.850€. Um feito alcançado em apenas duas semanas de contagem.
A comédia tornou-se assim a produção portuguesa mais vista nos cinemas este ano, ultrapassando “Revolução (sem) Sangue”, do realizador Rui Pedro Sousa. O filme estreou em abril para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos e teve uma receita de 113 mil euros (e 20.855 espectadores).
“Podia Ter Esperado Por Agosto” também conta com Júlia Palha e Kevin Dias, de “Emily In Paris”, no elenco. A história decorre na vila do Soajo, perto de Arcos de Valdevez, onde um homem apaixonado e o seu melhor amigo criam um plano descabido para atrair de Lisboa a mulher que a personagem de César Mourão ama.
Contra todas as expectativas, o plano resultou e é aí que começam os verdadeiros problemas, originando assim uma comédia romântica onde dois mundos chocam. Leia a entrevista da NiT a César Mourão para conhecer melhor o filme e os grandes desafios que tiveram de ser ultrapassados durante as rodagens.
Segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, julho foi o melhor mês de 2024 para os cinemas portugueses. Houve 1,7 milhões de espectadores e foram arrecadados 10,6 milhões de euros.
Estes números impressionantes só se tornaram possíveis graças à estreia de três obras aguardadas: “Divertida-mente 2”, que teve mais de 860 mil espectadores, “Gru – O Maldisposto 4” (271 mil) e “Deadpool & Wolverine”, que foi visto por mais de 202 mil pessoas. Juntos fizeram 8,2 milhões de euros.
Carregue na galeria e aproveite para conhecer algumas das séries e temporadas que estrearam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.