Cinema

Prepare os lenços: um dos filmes mais emocionantes de Chris Evans vai chegar à Netflix

A história acompanha um tio que tenta tudo para dar uma boa vida à sobrinha sobredotada.
Vai chorar.

Para a atriz McKenna Grace, a noção de família pode assumir várias formas. “Quer tenhamos duas mães, dois pais, um pai e uma mãe, ou vivamos numa casa de acolhimento, com um amigo ou parente, a família é composta por aqueles que nos amam e que nós também amamos”, partilhou em 2017, em declarações ao “The Gate”, quando tinha apenas dez anos. Nessa altura, andava a promover o filme “Gifted”, que chega à Netflix este sábado, 14 de setembro.

Chris Evans, o eterno Capitão América, é outro dos protagonistas. Surge num papel completamente diferente, longe das personagens conhecidas pelos músculos e dotes de luta. É um tio que apenas quer o melhor para a sobrinha Mary, interpretada por Grace, agora com 18 anos.

“Frank, um homem solteiro, cria sozinho a sobrinha Mary, uma menina-prodígio. Quando se destaca na escola devido às suas habilidades com a matemática, a avó planeia um futuro que pode separá-la do tio”, lê-se na sinopse.

Os protagonistas não poupam nos elogios mútuos, exaltando tanto a personalidade como o talento à frente das câmaras. “É um pequeno anjo. É fantástica. Quando filmava com ela, isto não parecia um trabalho, mas sim umas férias de verão num acampamento. Todos os dias chegava ao estúdio com muita energia. E, nas pausas, nunca ia para a caravana e ficava a conversar com toda a gente”, revelou Evans sobre Grace ao “Collider”.

Por seu lado, McKenna menciona que Chris “era sempre muito gentil com os fãs”, descrevendo-o como uma pessoa de bom coração e afirmando que “é excelente tê-lo por perto”. “É muito simpático e humilde”, ressalta.

O elenco conta ainda com Octavia Spencer, que interpreta Roberta, a vizinha e melhor amiga de Frank. Quanto à sua prestação, Chris afirma que a atriz “mostrou um verdadeiro instinto maternal e recebeu McKenna de forma muito afetuosa, o que era realmente tocante e enternecedor”.

Embora não seja pai, Evans tem algum conhecimento sobre a paternidade, uma vez que muitos dos seus amigos têm filhos. Contudo, destaca que a narrativa de “Gifted” se revela mais através da perspetiva da sobrinha. Durante as filmagens, confessa, recordou-se muito da própria infância. “Era um miúdo chorão. Chorava sempre no primeiro dia, quer fosse na escola ou nos acampamentos das férias. Era bastante tímido. Até ao oitavo ano, tinha apenas um amigo e, quando ele adoecia, não falava com mais ninguém na escola”, revela o ator de 43 anos.

Para os amantes de animais, há uma surpresa na produção: Fred, um gato com quem a relação de Evans não foi das melhores. “Não sou uma pessoa de gatos. Respeito-os e acho-os animais lindos, mas parece que eles não gostam de mim. São como cavalos; conseguem perceber que não sou fã de gatos e, por isso, quando tento acariciá-los eles olham-me com desprezo e arranham-me”, brinca.

No agregador Rotten Tomatoes, “Gifted” conta com uma avaliação de 73 por cento dos críticos e 85 por cento do público. “É agradável ver Chris Evans a trabalhar em projetos mais emocionais”, escreveu o “The Australian”.

Já o “The Independent” elogiou a produção, descrevendo-a como “benigna e de bom carácter”, observando que, mesmo em momentos mais densos, sempre existe uma pitada de humor: “É crucial; sem humor o filme poderia parecer excessivamente seco e sentimental.”

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em setembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT