Cinema

Primeira comédia de Leonardo DiCaprio pode ser um dos melhores filmes do ano

“Não Olhem para Cima” tem um elenco de estrelas e vai estrear nos cinemas e na Netflix. É um candidato aos próximos Óscares.
"Não Olhem para Cima" conta com um elenco de luxo.

Depois de nos explicar a crise económica de 2008 em “The Big Short”, Adam McKay voltou à história recente para nos explicar mais coisas sobre a economia e a política nos EUA. Por isso, agarrou-se à figura de Dick Cheney, o vice-presidente de George W. Bush, para nos contar alguns dos maiores acontecimentos das últimas décadas em “Vice”.

O novo filme de McKay, que também é produtor executivo de “Succession” — e antes era conhecido pelas comédias feitas a meias com Will Ferrell — chama-se “Não Olhem para Cima”. É uma produção da Netflix, que chega à plataforma de streaming a 24 de dezembro, mas antes vai poder vê-la nos cinemas — já a partir desta quarta-feira, dia 8.

Desta vez, o grande tema é a emergência climática — a mensagem central é que, se as pessoas e os estados não fizerem mais, o planeta pode não aguentar. Só que vem embrulhada numa comédia negra satírica centrada numa estudante de astronomia e no seu ansioso professor.

Jennifer Lawrence interpreta a estudante, enquanto Leonardo DiCaprio é o professor. A dupla de protagonistas apercebe-se de que há um asteróide a aproximar-se que poderá destruir a Terra. Tentam avisar todo o mundo, através de entrevistas e de contactos com altos responsáveis estatais. Só que, para grande desespero de ambos, ninguém lhes liga nenhuma ou não levam os seus avisos a sério.

Obviamente, trata-se de uma grande alegoria sobre a crise das alterações climáticas — um tema muito importante para DiCaprio, que tem sido um forte ativista na área do ambiente.

Não foram divulgados grandes detalhes sobre a narrativa de “Não Olhem para Cima”. Além dos protagonistas, sabe-se que Meryl Streep vai interpretar a presidente dos EUA, que terá uma postura de desdenhar o problema. Jonah Hill tem o papel do seu filho arrogante — além de ser o seu chefe de gabinete.

O elenco de luxo inclui ainda nomes como Timothée Chalamet, Cate Blanchett, Ron Perlman, Ariana Grande, Chris Evans, Mark Rylance, Tyler Perry, Michael Chiklis, Rob Morgan e Himesh Patel, entre outros.

Esta será provavelmente a primeira verdadeira comédia de Leonardo DiCaprio. O ator tornou-se conhecido pelos seus papéis mais sérios e dramáticos — de “The Departed” a “Titanic”, passando por “Romeu e Julieta”, “Shutter Island” ou “The Revenant”, entre tantos outros.

Também fez personagens com um lado mais satírico. É o caso dos trabalhos nos filmes de Quentin Tarantino “Era Uma Vez em… Hollywood” e “Django Libertado”, ou em “O Lobo de Wall Street”, dirigido por Martin Scorsese. Ainda que nenhum deles fosse uma comédia como “Não Olhem para Cima”.

As primeiras reações ao filme nas redes sociais — as críticas continuam sob embargo — são bastante positivas. Vários críticos de cinema descrevem “Não Olhem para Cima” como o melhor filme de Adam McKay e comparam-no a “Dr. Estranhoamor”, de Stanley Kubrick, pela brilhante sátira que faz à sociedade. 

A comédia negra está a ser descrita como extremamente divertida e os papéis dos atores estão a ser elogiados. Há vários especialistas a apontar que poderá ser um dos fortes candidatos aos próximos Óscares ou Globos de Ouro, entre outros prémios.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só) até ao final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT