Mais de 30 anos após o lançamento, “Pulp Fiction” continua a ser considerado uma das grandes obras-primas do cinema e da carreira de Quentin Tarantino. No streaming, a produção está disponível apenas na Netflix, mas há más notícias: vai sair do catálogo da plataforma a 21 de março. E não é o único filme a despedir-se do serviço. Tal como a NiT já tinha recordado, “O Rapaz do Pijama às Riscas” também será removido.
A narrativa ambiciosa de “Pulp Fiction” apoia-se num elenco de estrelas. John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis e a portuguesa Maria de Medeiros são apenas alguns dos nomes que brilham no filme de Tarantino.
A história acompanha dois assassinos profissionais (interpretados por Travolta e Jackson) que trabalham para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um chefe da máfia em Los Angeles. Com uma conduta moral peculiar, a dupla acaba por se cruzar com outras figuras intrigantes: um pugilista em fuga, um casal de ladrões e a mulher de Wallace. O filme distingue-se pela sua estrutura não linear. Os diálogos marcantes, as reviravoltas inesperadas e a banda sonora icónica ajudaram a consolidar a obra como um filme de culto.
Na gala dos Óscares de 1995, “Pulp Fiction” recebeu sete nomeações, mas conquistou apenas a estatueta de Melhor Argumento Original. Uma decisão da Academia que, ainda hoje, surpreende os cinéfilos — muitos consideram que foi um dos maiores “roubos” da história do cinema.
Além do reconhecimento da crítica, o filme foi um enorme sucesso comercial. Em 1994, ano da estreia, foi o décimo título mais lucrativo nas bilheteiras mundiais, arrecadando cerca de 195 milhões de euros.
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em março nas plataformas de streaming e canais de televisão.