Cinema

Quem é Hayley Atwell, a nova voz de Lara Croft — e improvável namorada de Tom Cruise

Conheceram-se nas filmagens de "Missão Impossível" e vão reencontrar-se no próximo capítulo da saga.
O par vai brilhar em "Missão Impossível 7"

As gravações do novo filme de “Missão Impossível” ficaram marcadas por um conjunto de peripécias, dos sucessivos atrasos por causa da Covid-19 a incêndios que destruíram equipamento — e a um já famoso discurso raivoso de Tom Cruise por causa do incumprimento das regras de higiene e segurança por parte do staff. Mas para lá da estreia, há outro acontecimento do qual ninguém se cansa de falar.

A atriz britânica Hayley Atwell aterrou no set de gravações do sétimo capítulo da saga de ação e deu nas vistas, não só entre o elenco, mas também ao lado de Cruise. Dona de cidadania norte-americana, a atriz de 39 anos não parece manter com o protagonista uma pura relação de trabalho.

A relação parece ter sido praticamente oficializada nos courts de Wimbledon, em junho, quando Cruise e Atwell apareceram juntos para assistir a uma das partidas. Contudo, os rumores sugiram muito tempo antes.

Atwell, que será a próxima voz de Lara Croft na antecipada série de animação de “Tomb Raider”, não é propriamente uma desconhecida. Nascida em Londres, cresceu no teatro e deu finalmente nas vistas com a conquista do papel de Peggy Carter em “Capitão América: O Primeiro Vingador”, em 2011, onde interpretou a agente britânica que na 2.ª Guerra Mundial se torna numa das fundadoras da SHIELD.

Haveria de voltar a encarnar a personagem em mais seis produções, facto que a tornou numa das protagonistas do mundo da Marvel. Tinha dado nas vistas anos antes no papel de Elizabeth Foster, em “The Duchess”, papel que lhe valeu uma nomeação para o prémio de Melhor Atriz Secundária dos British Independent Film Awards.

Dois anos depois, em 2010, era novamente nomeada, agora para os Globos de Ouro, como Melhor Atriz numa Minissérie ou Filme Televisivo, pela participação em “Os Pilares da Terra”. No início de 2020, juntou-se a Tom Cruise para o elenco de “Missão Impossível 7”, onde ficou encarregue do papel de Grace, ainda misterioso, mas que se sabe irá regressar para o próximo capítulo da saga.

Com Cruise em Wimbledon

Terá sido durante as filmagens que a relação com Cruise despontou. Os primeiros rumores começaram a surgir no final do ano, quando foram apanhados de mãos dadas durante as filmagens em Roma. Seis meses depois, a aparição conjunta em Wimbledon praticamente oficializou o namoro.

A relação com o ator de 59 anos já havia sido confirmada por fontes anónimas ao “The Sun”, que revelaram o entendimento de ambos “desde o primeiro dia”.

Atwell, que é cidadã americana graças ao pai, o fotógrafo norte-americano Grant Atwell, levantou ondas em 2017 quando, no meio do turbilhão MeToo que engoliu Harvey Weinstein, foi protagonista de uma das muitas histórias reveladas sobre o produtor.

Segundo relatos da imprensa, Weinstein terá insultado a atriz durante um almoço no set de “Brideshead Revisited”. “Pareces um porco gordo no ecrã. Pára de comer tanto”, terá dito a Atwell.

No papel de Peggy Carter

Poucas semanas depois da revelação, Atwell decidiu esclarecer que nada disso tinha acontecido. Pelo menos da forma como era contado. “Perguntaram-me o que eu achava de perder algum peso, já que tinha um corpo com curvas — isto porque as flappers de 1920 não se pareciam comigo”, contou em 2017. “A sugestão foi colocada de forma delicada e discreta, por alguém que não estava de todo relacionado com Harvey Weinstein.”

Depois veio a parte verdadeira da história: a irritação de Emma Thompson perante a sugestão feita a Atwell. “És uma ótima atriz. Não és uma modelo. Se começas a ceder aos desejos de Hollywood para ter um certo look, entras num caminho muito perigoso. Se te pedirem isso novamente, não só vou abandonar o set como levo tudo para a imprensa”, terá dito Thompson.

“Ela foi extraordinária”, explicou Atwell, não sem antes deixar uma farpa a Weinstein. “Não acho que ele seja um viciado em sexo. É um predador e deve ser punido pela lei.”

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT