Cinema

“Quo Vadis, Aida?”: o filme nomeado aos Óscares estreia esta quinta-feira

Retrata um dos maiores genocídios a muçulmanos de uma perspetiva diferente. Esteve nomeado para Melhor Filme Internacional.
O filme foi um dos favoritos na sua categoria dos Óscares.

Quo Vadis, Aida?” é um ambicioso filme que conta com a cooperação internacional de 12 companhias de produção. Foi escrito e realizado por Jasmila Žbanić, e estreia nos cinemas portugueses esta quinta-feira, 3 de junho.

A narrativa passa-se em julho de 1995 e acompanha Aida (Jasna Đuričić), uma tradutora da ONU que está a tentar salvar a sua família depois do Exército da Republika Srpska ter assumido o controlo da cidade de Srebrenica, antes do infame massacre — que matou 8 373 bósnios muçulmanos, de adolescentes a idosos.

A sua família estava entre os milhares de cidadãos que procuraram abrigo no acampamento da ONU. Como estava dentro da organização, Aida tinha acesso a informações cruciais que poderiam mudar o destino da sua família.

O filme esteve nomeado nos Óscares de 2021, na categoria de Melhor Filme Internacional, mas perdeu a estatueta para o dinamarquês “Mais Uma Rodada“, protagonizado por Mads Mikkelsen.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT