Hamdan Ballal, um dos realizadores do documentário vencedor de um Óscar “No Other Land”, está desaparecido depois de alegadamente ter sido atacado em sua casa e preso por forças israelitas, esta segunda-feira, dia 2. A denúncia foi feita por ativistas judeus americanos que presenciaram o ataque, explicando que Ballal foi deixado com a cabeça a sangrar, e que terá sido detido enquanto lhe era prestada assistência dentro de uma ambulância.
De acordo com os testemunhos dos cinco ativistas dados ao jornal britânico “The Guardian”, a aldeia palestiniana de Susiya, na zona de Masefer Yatta, onde vivia o realizador, foi atacada por 15 colonos. O grupo terá começado por “atirar pedras contra os palestinianos, antes de destruir um tanque de água perto da casa de Hamdan”. As testemunhas adiantaram ainda que “os colonos partiram o carro do realizador com pedras e rasgaram um dos pneus. Todas as janelas e para-brisas foram partidos”.
Yuval Abraham, outro dos produtores da obra, pronunciou-se na rede social X (antigo Twitter) sobre o caso. “Eles agrediram-no na cabeça e por todo o corpo. Enquanto estava ferido e a sangrar, soldados entraram na ambulância que ele tinha chamado e prenderam-no. Desde então, desapareceu e não é claro se está a receber tratamento médico ou o que é que lhe está a acontecer”. O co-realizador acrescentou que está a tomar conta do filho de sete anos de Ballal.
Em fevereiro deste ano, Basel Adra, outro dos realizadores da obra, também alegou que tinha sido atacado por colonos israelitas. À semelhança de Yuval Abraham, na altura, recorreu à mesma rede social para expressar a sua mensagem de apoio e preocupação. “Arriscámos as nossas vidas para filmar”, afirmou. “Os soldados estão a ordenar que fiquemos dentro das nossas casas na vila, enquanto aqueles que atacam e que podiam ter assassinado os residentes nas suas casas andam em liberdade, mascarados”.
A obra “No Other Land” foi realizada em 2024, por Basel Adra, Hamdan Ballal, Yuval Abraham e Rachel Szor, marcando a estreia dos quatro como cineastas. A história acompanha a destruição da comunidade palestina de Masafer Yatta, na Cisjordânia ocupada, pelas forças militares israelistas.
A longa-metragem foi filmada ao longo de quatro anos, e segue Basel Adra, um jovem ativista palestino que documenta a expulsão de sua comunidade, enquanto forma uma amizade inesperada com Yuval Abraham, um jornalista de Israel.
“No Other Land” estreou-se no Festival de Cinema de Berlim no ano passado, onde recebeu o prémio de Melhor Documentário. Em março de 2025, venceu o Óscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem.