Cinema

Recorde: portugueses pagaram 7 milhões de euros para verem “Avatar: O Caminho da Água”

Segundo os registos do Instituto do Cinema e do Audiovisual, nunca um filme fez tanto dinheiro em Portugal.
Abram alas para o novo rei da bilheteira

Pode até nem ser o filme mais visto nos cinemas portugueses — ainda —, mas no que toca a euros, nenhum bate o mais recente filme de James Cameron, “Avatar: O Caminho da Água”. Segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual, a produção consagrou-se como a mais rentável de sempre em Portugal, desde que há registo.

Bilhete a bilhete, os portugueses contribuíram para que “Avatar: O Caminho da Água” acumulasse um total de 7,361 milhões de euros em bilheteira. O filme chegou aos cinemas nacionais a 15 de dezembro de 2022.

De acordo com dados do ICA, citados pelo “Público”, só entre quinta e domingo, 9 a 12 de fevereiro, mais de 16 mil pessoas viram o filme que está nomeado para o Óscar de Melhor Filme. Uma receita acima dos 129 mil euros em apenas quatro dias. Ainda segundo os registos do ICA, mais de um milhão de pessoas terá visto nos cinemas a produção norte-americana.

O segundo capítulo da saga Avatar replicou o sucesso de bilheteira e de crítica do primeiro, lançado em 2009, mas se já bateu o recorde de receitas, o de mais visualizações está ainda por apanhar. “Avatar” conseguiu, nesse ano, levar 1,25 milhões aos cinemas com uma receita de 7,294 milhões.

No topo deste ranking do ICA — que detém os números dos últimos 18 anos — está “O Rei Leão”, a nova versão animada do filme, lançado em 2019 para ser visto por 1,281 milhões de pessoas, mas que se ficou pelos 6,9 milhões em bilheteira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT