Cinema

A “biografia macaca” de Robbie Williams e mais Cillian Murphy nas estreias da semana no cinema

Entre as novidades também há filmes de terror, animação, dramas e obras que foram premiadas no Festival de Cinema de Cannes.
Robbie Williams é uma das estrelas da semana.

Os vícios da drogas e do álcool, a dificuldade em lidar com a fama e as relações amorosas atribuladas de Robbie Williams são o foco de “Better Man”, um dos novos filmes que estrearam esta quinta-feira, 9 de janeiro, nos cinemas em Portugal. O músico é, no entanto, interpretado por um chimpanzé criado com recurso a efeitos especiais.

“Já houve muitos filmes musicais biográficos. Queria retratar a história dele através de um novo ponto de vista”, disse Michael Gracey, o realizador, à “BBC”. “O Robbie diz muitas vezes que é ‘um macaco a atuar’. Decidi retratá-lo não como nós o vemos, mas como ele se vê”, explica. Uma forma de simbolizar a sua autoperceção e as batalhas internas com a fama e identidade.

O artista popularizou-se nos anos 90 como membro dos Take That. Em 1995, deixou o grupo para seguir uma carreira a solo de sucesso, tornando-se um dos artistas pop mais reconhecidos do Reino Unido.

“Better Man” é um filme biográfico que retrata a vida do cantor britânico, conhecido tanto pelo seu sucesso musical como pelas lutas pessoais que enfrentou ao longo da carreira. A narrativa acompanha a trajetória de Williams desde a infância em Stoke-on-Trent, passando pela ascensão meteórica com a banda Take That, até à carreira a solo marcada por êxitos como “Angels” e “Let Me Entertain You”. 

O novo cartaz dos cinemas nacionais também marca o regresso de Cillian Murphy a Portugal. Já não é J. Robert Oppenheimer, papel que lhe rendeu o Óscar de Melhor Ator, mas sim Bill Furlong, um pai dedicado que trabalha como comerciante de carvão para sustentar a família.

Sem querer, descobre os segredos perturbadores guardados pelo convento local, que o obriga a confrontar o passado e o silêncio “cúmplice de uma pequena cidade irlandesa controlada pela Igreja Católica”, lê-se na sinopse. O filme é uma adaptação do romance homónimo de Claire Keegan, publicado em 2020, que recebeu aclamação pela narrativa concisa e impactante. Murphy, além de protagonista, é produtor.

Carregue na galeria e conheça os filmes que chegaram esta quinta-feira, 9 de janeiro, aos cinemas em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT