Cinema

Robert De Niro vem a Lisboa para a estreia do Tribeca Festival

Toda a programação será anunciada no verão, mas já se sabe que objetivo do evento será dar espaço ao talento nacional.
O ator é uma das confirmações.

O Tribeca Festival vai estar pela primeira vez em Portugal (e na Europa) ainda este ano. A 18 e 19 de outubro, o Beato Innovation District vai receber uma versão especial do evento cinematográfico nova-iorquino.

Robert De Niro e a produtora Jane Rosenthal, dois dos fundadores da iniciativa criada em 2002, são presenças já confirmadas, afirmou Francisco Pedro Balsemão esta quinta-feira, 11 de abril. Toda a programação será anunciada no verão, mas sabe-se já que objetivo deste festival é o de mostrar várias produções e experiências imersivas e criar novos projetos nacionais com o selo Tribeca.

Pretende também “criar uma plataforma para os criadores nacionais”, afirmou o CEO do Grupo Impresa. “Para nós, SIC e Opto, a ambição é chegar ao maior número de pessoas com conteúdos de qualidade”.  

Outras das presenças já confirmadas são a realizadora Patty Jenkins e os atores Griffin Dunne e Whoppi Goldberg. Esta versão do festival resulta de uma parceria da SIC/Opto com a Câmara Municipal de Lisboa. No evento de apresentação, que contou com uma atuação da fadista Sara Correia, marcou também presença Carlos Moedas, Gonçalo Reis, o presidente da EGEAC e a embaixadora dos EUA.

O evento original, o Tribeca Film Festival, tem a duração de cerca de duas semanas e este ano decorre de 5 a 16 de junho. Quando surgiu, há mais de vinte anos atras, tinha como objetivo dar uma nova vida a Manhattan depois dos atentados de 11 de setembro. Desde então que se tornou uma grande referência no mundo cinematográfico.

Aproveite e leia o artigo da NiT em que lhe contamos que a produtora de Robert De Niro foi considerada, a 9 de novembro, culpada de discriminação de género e retaliação contra Chase Robinson, a ex-assistente do ator. Terá assim que pagar uma compensação de 1,2 milhões de euros à antiga colaboradora da estrela.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT