Cinema

“Ruído Branco”: o novo filme onde Adam Driver se reúne com o criador de “Marriage Story”

Estreia agora nos cinemas, mas no final do ano vai chegar à Netflix. Trata-se de uma comédia dramática negra.
Adam Driver é o ator protagonista.

Chama-se “Ruído Branco” e é o novo filme que reúne Adam Driver e Noah Baumbach. Três anos depois de “Marriage Story” — história que acompanhava um casal a atravessar um processo de divórcio e que se revelou um enorme sucesso — os dois criativos estabelecem uma nova parceria.

A produção chegou aos cinemas no dia 8 de dezembro. É uma espécie de antecipação especial, formato em que a Netflix tem apostado para os seus projetos de prestígio. “Ruído Branco” é uma produção original da plataforma e irá estrear no streaming a 30 de dezembro.

A narrativa é uma adaptação do aclamado livro homónimo de Don DeLillo, publicado em 1985. As tentativas para transportar este enredo para o cinema começaram ainda no final da década de 90, e tendo em conta as múltiplas desistências ao longo dos anos, “Ruído Branco” ganhou a fama de ser um livro inadaptável para o cinema — até por ter um tom bastante particular, com uma estrutura inusitada.

Noah Baumbach (que também é o autor de “Frances Ha” ou “The Meyerowitz Stories”) acabou por ser o cineasta que o conseguiu concretizar. Trata-se de uma comédia negra, que também inclui vários momentos dramáticos, seguindo a temática séria da obra, que se prolonga durante duas horas e 16 minutos de duração.

Adam Driver interpreta o professor universitário Jack Gladney, cujo curso sobre nazis se tornou imensamente popular. É um homem de meia-idade que vive algo atormentado pelo perigo iminente da morte — afinal, na sua perspetiva, todos podemos morrer a determinada altura, graças a várias causas, sem o conseguirmos prever.

Todas as provas apontam nesse sentido. Jack Gladney tem o cabelo frágil, uma barriga considerável, e a sua mulher Babette (Greta Gerwig) começa a esquecer-se das coisas. Talvez seja um sintoma inicial de demência ou o resultado dos comprimidos misteriosos que anda a tomar. Na verdade, ninguém sabe.

Os dois debatem-se sobre quem deveria morrer primeiro — e falam regularmente sobre isso. Os seus filhos estão igualmente obcecados com o perigo e o medo da morte. Não param de ver notícias e imagens de aviões a cair. Todas estas angústias existenciais são facilmente equilibradas com pequenas compras ou momentos quotidianos — pequenos prazeres ou comodidades que lhes dão algum alento no dia a dia. 

Até que, de facto, um desastre acontece. Um camionista embriagado, que transportava um depósito de gasolina, colide com um comboio que carregava matérias químicas perigosas. O resultado são níveis atmosféricos tóxicos — que forçam a família Gladney a juntar-se a todas as outras que tentam sair da cidade, numa evacuação em massa.

A família não lida muito bem com isso — especialmente Jack. Por mais brilhante que possa ser o seu percurso académico, isso não faz dele preparado para uma ameaça da vida real. E todas as catástrofes apocalípticas sobre as quais conversaram não os deixou prontos para uma situação destas. O filme explora isso, tanto de forma cómica como dramática.

O elenco inclui ainda Don Cheadle, Raffey Cassidy, Sam Nivola, May Nivola, Henry Moore, Dean Moore e o músico André 3000.

Carregue na galeria para conhecer séries novas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT