Rupert Grint, famoso pela sua interpretação de Ron Weasley na saga “Harry Potter”, terá de pagar 2,1 milhões de euros ao fisco britânico. Esta decisão resulta da derrota numa disputa judicial contra as autoridades fiscais do Reino Unido, revelou a Associated Press, este sábado, 30 de novembro.
Após uma análise à sua declaração de impostos de 2012, as autoridades tributárias condenaram Grint, de 36 anos, a este pagamento em 2019. Seguiram-se cinco anos de contenda legal.
O fisco britânico argumentou que o ator havia erroneamente classificado 5,4 milhões de euros obtidos através dos filmes da saga “Harry Potter” — provenientes das vendas de DVDs, da distribuição televisiva, dos direitos de transmissão online e outras fontes — como um ativo de capital, quando, na verdade, deveriam ser considerados rendimento, que é sujeito a uma taxa de imposto mais elevada.
Os advogados de Grint recorreram à decisão, mas após cinco anos de litígios, a juíza Harriet Morgan decidiu em desfavor do queixoso. Como o dinheiro “derivou substancialmente todo o seu valor das atividades” do ator, é “tributável como rendimento”, argumentou a juíza.
O ator Rupert Grint é conhecido por dar vida a um dos melhores amigos de Harry Potter, Ron Weasley. O ator participou nos oito filmes da saga, entre 2001 e 2011, e calcula-se que tenha ganho cerca de 29 milhões de euros com o papel.