Cinema

Os filmes portugueses invadiram o streaming — estas são as melhores estreias da semana

Também houve, claro, espaço para algumas histórias relacionadas com o governo ditatorial de Salazar. Há opções para todos os gostos.
Há filmes muito emocionantes.

Estamos habituados a que as plataformas de streaming estejam carregadas de séries e filmes de Hollywood e, mais recentemente, de produções espanholas ou sul-coreanas. Acontece que as produções nacionais estão cada vez mais presentes e a última semana contou com várias estreias. 

Logo na terça-feira, 23, estreou “Amadeo”, biopic dramático realizado por Vicente Alves do Ó e protagonizado por Rafael Morais, Ana Lopes, Ana Vilela da Costa e Ricardo Barbosa. Lançado originalmente em 2023, a produção retrata a vida de Amadeo de Souza-Cardoso, um dos mais importantes pintores portugueses.

“Nasce e vive em Manhufe (Amarante), veraneia em Espinho, fixa-se em Paris onde estuda na Academia de Belas-Artes e integra um extraordinário círculo de artistas modernistas que marcará a história da arte do século XX”, conclui a descrição do filme que venceu cinco prémios nos CinEuphoria deste ano, entre os quais Melhor Cinematografia e Melhor Maquilhagem. Está disponível na Prime Video.

É na HBO Max que encontramos todas as outras estreias desta semana. A escolha das obras disponibilizadas foi estratégica, visto que a 25 de abril chegou “Capitão Falcão”. A história desenrola-se em Portugal, na década de 1960, e usa a comédia e a sátira para retratar o cenário da ditadura conservadora de Salazar.

O protagonista, o tal Capitão Falcão, é reconhecido como o mais patriota dos super-heróis. É totalmente leal a António de Oliveira Salazar e dedica-se a combater todas as ameaças à nação.

Quando se começam a manifestar movimentos antifascistas que podem pôr em causa o Estado Novo, vai ter de encontrar, com a ajuda de Puto Perdiz, o corajoso amigo, um meio de eliminar todos os que se atravessem no seu caminho e que tenham a audácia de se erguer contra a ditadura portuguesa, sobretudo os perigosos comuninjas.

A obra protagonizada por Gonçalo Waddington e David Chan Cordeiro foi um enorme sucesso entre a crítica e nas galas de prémios: conquistou 20 troféus, entre os quais CinEuphoria Awards e Sophias.

Carregue na galeria para conhecer todas as novidades.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT