Cinema

O português que viaja pelo mundo para fotografar cenários incríveis de filmes

Daniel Louro tem 35 anos, é videógrafo e começou este projeto há um ano e meio. Vai em breve para o Vietname e Camboja.
Uma das melhores viagens que fez foi ao Havai.

Daniel Louro é português, tem 35 anos e é um grande fã de cinema. Trabalha como videógrafo freelancer — faz sobretudo vídeos institucionais para empresas e filma casamentos — e tem um podcast cinéfilo chamado VHS, com Paulo Fajardo. Mas o projeto que o traz até à NiT é outro: The World Is a Set.

A fotografia é um passatempo que tem — apesar de ser uma atividade que está naturalmente ligada ao vídeo. O que Daniel Louro faz é viajar até aos locais de filmagens de produções icónicas, em vários países, para tirar fotos e criar montagens com frames desses filmes. Para ter uma ideia melhor, o mais simples é mesmo ver algumas das imagens.

Tudo começou há cerca de um ano e meio. “Eu sempre gostei muito de locais retratados no cinema”, conta à NiT. “Já tinha visto na internet coisas semelhantes ao que faço, mas achei que conseguia fazer um bocadinho melhor e dar um pouco mais de contexto. É um passatempo.”

Daniel Louro partilha no seu Instagram — que à data de publicação deste artigo não chegava aos 950 seguidores — estas montagens que misturam o sítio na vida real e o mesmo local retratado no cinema. 

A foto foi tirada na Praça de Espanha, em Sevilha.

A ideia começou com uma viagem aos EUA em outubro do ano passado, onde o videógrafo esteve cerca de um mês. Na preparação dessa viagem, foi procurar vários locais que gostaria de visitar — o objetivo era fotografá-los e começar este projeto. Enquanto não chegava o mês de outubro, foi testando o mesmo exercício em Portugal e em Espanha, em sítios mais próximos.

“Foi uma descoberta gira em Portugal, mesmo que não haja assim tantas produções internacionais gravadas cá. A viagem aos EUA rendeu muito — ainda tenho fotos para editar e publicar.”

A primeira foto que publicou, porém, foi tirada em Londres, no Reino Unido. “Foi do penúltimo ‘Harry Potter’ [‘Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1’], numa rua em Londres, que é uma cidade que tem imensos sítios, o difícil é escolher. Curiosamente, mais tarde foi filmado no mesmo sítio uma cena de ‘Doutor Estranho’.”

Apesar de viajar pelo mundo a tirar estas fotos, o motivo para as viagens que faz é conhecer os sítios e passear. Este projeto é só uma razão extra. “Sempre que vou viajar procuro locais de filmagens que posso visitar. Os famosos são muito fáceis, mesmo, por exemplo, os sítios no deserto da Tunísia onde filmaram cenas de ‘Star Wars’. Mas existem alguns bastante difíceis, exige muitas horas de pesquisa e de Google Maps para os conseguir identificar [risos]. Às vezes fico lixado porque só descubro outros sítios depois, e até posso ter passado mesmo lá ao lado.”

Uma das viagens que mais gostou de fazer foi à ilha de Kaua’i, no arquipélago americano do Havai, para captar imagens nos locais de filmagem da saga de “Parque Jurássico”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT