Cinema

Sem saber bem como, Martin Scorsese já é uma super estrela do TikTok

O cineasta começou por aparecer aos poucos nos vídeos da filha Francesca. Agora, ninguém consegue viver sem os clips do realizador de 80 anos.

De frente para a câmara, Martin Scorsese gaba-se da sua longa carreira e das suas musas, os “atores brilhantes” com quem trabalhou, numa invejável lista que inclui De Niro ou DiCaprio. Mas agora, o realizador está pronto para “uma mudança”.

“Preciso de encontrar algo que possa levar-me a um outro nível. O que é? Não sei ao certo, mas ouvi coisas extraordinárias sobre ti.”

Do outro lado da câmara passou a estar um pequeno cão felpudo, imóvel, de olhar impenetrável. É Oscar, o cão da família — e da filha Francesca Scorsese. “Oscar, mostra-me medo”, atira o cineasta. Os pedidos sucedem-se, como se o canídeo estivesse numa audição. “Brilhante”, aplaude Scorsese, após conseguir extrair do animal uma pequena reação. “O papel é teu.”

Com 80 anos, Scorsese bem pode agradecer à filha de 23 anos. Francesca é a mente por detrás desta inusitada e pouco planeada campanha que levou o cineasta a um público mais jovem. Os primeiros vídeos foram publicados em 2022 e, desde então, o realizador de “Taxi Driver”, “Raging Bull” ou “Tudo Bons Rapazes” tem feito aparições periódicas no TikTok da filha.

Desde adivinhar termos de calão, até escolher os seus filmes favoritos com gestos de cabeça, tudo parece funcionar quando Marty Scorsese surge à frente da câmara. Numa entrevista ao “Los Angeles Times”, o realizador confessou que a sua fama no TikTok foi um feliz acaso.

“Ludibriaram-me”, disse sobre o o vídeo onde elegeu, por exemplo, “Birdman” em detrimento de “O Bom, o Mau e o Vilão”, para choque total dos fãs “Foi um esquema. Eu não sabia que essas coisas se tornavam virais. Eles dizem ‘viral’. Eu não sabia.”

“Estou em casa a fazer coisas e ela vem ter comigo e diz: ‘Pai, olha para aqui e diz-me isto.’ Estou ali, só de pijama, e ela responde: ‘É só uma coisa que eles estão a fazer.’ Quem são eles? ‘Toda a gente o está a fazer. É uma coisa chamada TikTok'”, recorda confuso sobre as inúmeras abordagens da filha. “Acabámos por fazer aquele do cão. Esse eu sabia o que íamos fazer”, nota. Os restantes são, diz, fruto de gravações surpresa de Francesca.

@francescascorsese

The Muse @Oscar #fyp #martinscorsese #oscar #schnauzer #oscartheschnauzer #dadsoftiktok #leonardodicaprio #robertdeniro #margotrobbie #michellepfeiffer #ellenburstyn #paulnewman #muse #dogsoftiktok #doglover #acting #director

♬ original sound – Francesca

Sabia que ia ser feito, mas não publicado. Limitei-me a ir para a sala do lado fazer o vídeo com ela. Mas nunca sei o que vão fazer. Estão sempre com essas câmaras nas mãos. Não percebes nada. Honestamente? Não fazia ideia de que ela ia postar isso. É o que dizem, não é? Postar?” Apesar dos enganos, o cineasta elogia a filha. “Acho que ela tem um bom olho”, esclarece.

Ainda sobre o vídeo com Oscar, o animal de estimação, a produção contou com a ajuda do realizador. “Foi feito de um ângulo baixo, porque o Oscar é pequeno, achámos isso tão engraçado”, revelou Francesca, formada na New York University Tisch School of the Arts (onde seu pai também estudou). “Quando fazemos a revelação, o vídeo funciona porque estamos realmente a vivenciar tudo através da posição do Oscar.”

Esta não é a primeira colaboração entre pai e filha. Trabalharam juntos num anúncio da Bleu de Chanel que contou com a participação de Timothée Chalamet. E Francesca acredita que o pai está ansioso para participar em mais projetos de redes sociais consigo. E mais importante: que percebe que é um meio que deve ser valorizado.

“Ele rodeia-se de pessoas muito jovens. O DiCaprio está sempre a mandar-lhe mensagens a chamar-lhe GOAT [greatest of all time], a chamar-lhe irmão, são companheiros”, nota Francesca ao “The New York Times”. Uma expressão que Scorsese acabou por debater num dos vídeos do TikTok. “As pessoas estão sempre a chamar-me isso, mas não sei o que significa”, explicou, antes de Francesca fazer a revelação do elogio. “Não acredito. Não fazia ideia.”

@francescascorsese

He’s a certified silly goose. 🥹🤍#CapCut #fyp #trailer #martinscorsese #scorsese #bestdad #bestdadever #sillygoose

♬ Candy (edit) – Robbie Williams

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT