Cinema

“Sleeper: O Herói do Ano 2000”: clássico de Woody Allen regressa aos cinemas nacionais

A obra que chegou aos cinemas em 1973 vai ser exibida a 14 de abril no Cinepop.
O filme estreou na década de 70.

“Sleeper: O Herói do Ano 2000”, filme de 1973 com assinatura de Woody Allen, é um clássico que não passa de moda. E caso nunca tenha tido oportunidade de o ver numa sala de cinema (ou queira voltar a fazê-lo), terá uma chance no próximo dia 14 de abril, no Cinenpop, o icónico ciclo de filmes de culto fundado em 2016. Esta edição, como já é hábito, tem lugar no Fórum Lisboa, na Avenida de Roma.

Miles Monroe (Woody Allen) é um músico de jazz que entra num hospital de Nova Iorque para fazer uma pequena operação. As coisas não correm como previsto e ele acaba por ser congelado, apenas para acordar 200 anos mais tarde em 2173. Como se isso não representasse já um grande problema, apercebe-se que a sociedade foi dominada por um ditador.

Miles vai desempenhar um papel importante uma vez que, como representa um homem do passado, não está controlado pelo sistema atual e possui informações históricas que podem vir a ser muito importantes. No meio de tudo isto, acaba por se apaixonar por Luna Schlosser (Diane Keaton) e vão viver uma história juntos, sendo que este filme é onde pela primeira vez o realizador dá protagonismo à atriz com quem tinha uma relação amorosa.

No elenco estão ainda nomes como John Beck e Mary Gregory, sendo que a voz de Douglas Rain é utilizada para fazer de computador malvado. A banda sonora foi interpretada pela Preservation Hall Jazz Band e diz-se que no meio a tocar clarinete é possível ouvir o próprio Woody Allen.

Como a NiT já lhe tinha contado, a lista de filmes deste ciclo do Cinepop inclui ainda “Princesa Mononoke” (a 21 de abril) e “Spinal Tap” (28 de abril). Em 2024, a temporada arrancou a 11 de fevereiro, com “When Harry Met Sally” (em português, “Um Amor Inevitável”), de Rob Reiner. “Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos”, de Pedro Almodóvar e “Princesa Mononoke”, de Hayao Miyazaki, foram outros dos destaques já apresentados.

As sessões acontecem sempre aos domingos, às 16 horas. Os ingressos custam 5€ e devem ser adquiridos na bilheteira do Fórum Lisboa.

Carregue na galeria e conheça as novidades de abril.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT