Cinema

“Slumberland”: o novo filme de fantasia da Netflix que conquistou os portugueses

É do realizador de “Hunger Games” e Jason Momoa é um dos protagonistas. Conta uma história cheia de aventuras e efeitos especiais.
Jason Momoa é um dos protagonistas.

Chama-se “Slumberland: O Reino dos Sonhos” e pode muito bem ser o início de uma nova saga da Netflix. Não está confirmado, mas pelo orçamento generoso que a plataforma de streaming decidiu atribuir a esta história de fantasia, não nos surpreenderia de todo. Afinal, foram cerca de 150 milhões de euros. 

Está a correr razoavelmente bem — está a ser elogiado pela crítica e a conquistar as audiências de vários países. Em Portugal, desde que estreou na sexta-feira, a 18 de novembro, já ocupa o primeiro lugar na lista das tendências de filmes do momento.

Trata-se de um projeto de Francis Lawrence, o cineasta mais conhecido por ter dirigido os filmes de “Hunger Games” (ou “Os Jogos da Fome”, em português). Neste caso conta uma história mais leve e juvenil, que tem como grande protagonista uma miúda chamada Nemo.

Em “Slumberland: O Reino dos Sonhos”, ninguém anda à procura de Nemo. Pelo contrário, Nemo é que vai andar à procura do pai pelo reino dos sonhos. Comecemos pelo início: vesta adaptação distante das histórias de Winsor McKay — publicadas no início do século XX, nas quais Nemo era um rapaz —, o enredo começa num farol.

É lá que a versão feminina de Nemo e o pai Peter vivem sozinhos. Peter é o faroleiro de serviço e a mãe de Nemo morreu quando ela era muito pequena. Por isso, os dois são muito próximos. Só se têm um ao outro. Todas as noites, Peter conta-lhe histórias de embalar mais ou menos reais que a transportam para um mundo mágico de fantasia.

Certa noite, acontece uma tragédia. O pai parte para o mar para tentar salvar um grupo de pescadores — e nunca mais volta. Nemo fica órfã com apenas 11 anos. E tem de ir viver com o tio Philip, com quem nunca teve grande relação, e que mora na cidade. A sua vida muda de forma repentina e chocante.

Traumatizada, Nemo começa a refugiar-se cada vez mais nos sonhos. Todos os dias, aquilo que mais deseja é ir dormir para descobrir mundos incríveis e alternativos, ver coisas diferentes e afastar-se da dor que sente. Estes sonhos são lúcidos e, nesta história, são mesmo um universo de fantasia palpável.

Nemo acaba por conhecer Flip, uma personagem excêntrica de que o pai lhe falava nas tais histórias de embalar. E neste sonho o seu peluche Pig também ganhou vida. Juntos vão percorrer o “reino dos sonhos” porque Flip diz que o pai de Nemo, Peter, tinha um mapa especial que lhes permitia saltar de sonho em sonho — ou seja, descobrir os sonhos de outras pessoas.

A protagonista aceita ajudar Flip a conseguir o mapa, mas ele terá de lhe mostrar onde está o pai naquele universo quimérico. O único problema é que estas viagens entre sonhos chamam a atenção de uma polícia dos sonhos que anda a perseguir Flip. E se morrerem no sonho de outra pessoa — também perdem a vida no mundo real.

No total, são quase duas horas de aventuras, fantasia e de mundos extraordinários criados em pós-produção digital, com inúmeros efeitos especiais. No elenco estão nomes como Marlow Barkley, Jason Momoa, Chris O’Dowd, Kyle Chandler, Weruche Opia ou India de Beaufort, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT