Nos últimos anos têm vindo a consolidar-se no cinema as produções que homenageiam grandes ícones da música. “Bohemian Rhapsody” contou a história dos Queen e, em particular, de Freddie Mercury. Já “Rocketman” centrou-se nalguns dos melhores episódios de vida de Elton John. Em Portugal, houve “Variações”, um biopic sobre António Variações, e “Bem Bom”, que contou a história das Doce.
Nos próximos tempos a tendência vai continuar: estão previstos muitos mais filmes biográficos sobre cantores e intérpretes. Um deles, porém, surpreendeu ao manter tudo em família: “Michael”. Jaafar Jackson, de 26 anos, vai interpretar o seu famoso tio Michael Jackson no filme sobre a sua vida. O anúncio foi feito pela produção nesta segunda-feira, 30 de janeiro.
“O Jaafar personifica o meu filho. É maravilhoso vê-lo a continuar o legado dos artistas e intérpretes Jackson”, afirmou Katherine Jackson no comunicado oficial do estúdio Lionsgate.
Ainda que o jovem não tenha qualquer experiência como ator em cinema ou televisão, os responsáveis salientam que a escolha do filho de Jermaine Jackson (irmão mais velho de Michael Jackson e membro dos Jackson 5), surgiu após um longo casting em todo o mundo.
“Conheci o Jaafar há mais de dois anos e fiquei impressionado com a forma como ele personifica organicamente o espírito e a personalidade de Michael. Foi algo tão poderoso que, mesmo depois de fazer uma busca a nível mundial, ficou claro que ele é a única pessoa para assumir este papel. Estou muito entusiasmado por ele ter aceite interpretar o seu tio e mal posso esperar para que o mundo o veja no grande ecrã como Michael Jackson”, destaca Graham King, o produtor do filme.
Antoine Fuqua, realizador do projeto, aproveitou também a sua conta de Instagram para elogiar Jaafar Jackson. “É incrivelmente emocionante ver Jaafar trazer Michael à vida. Houve uma ligação tão espiritual quando conheci o Jaafar, que tem uma capacidade natural para emular o Michael e uma química tão grande com a câmara”.
O projeto foi conhecido em novembro de 2019 e tem como argumentista John Logan, que escreveu “Gladiador”, “O Aviador” e “007: Skyfall”. O filme vai retratar a história de vida de Michael Jackson. A produção ambiciona contar a história da ascensão e o estrelato como super estrela da pop, além de toda a polémica vida familiar, as cirurgias plásticas e as acusações de pedofilia que o acompanharam nos últimos anos até à morte em 2009, aos 50 anos, de paragem cardíaca provocada por um cocktail de sedativos. A rodagem deverá arrancar na parte final de 2023.
Aproveite e leia o artigo da NiT para conhecer alguns dos filmes biográficos sobre músicos lendários que vão estrear nos próximos tempos.