Alguns dos heróis mais rijos da história do cinema voltaram à ação, volvidos 11 anos do início da aventura que, para todos os efeitos, parece chegar agora ao fim. Verdade seja dita, já não vão para novos — mas ainda têm energia para mais um filme.
“Os Mercen4rios” chega esta quinta-feira, 21 de setembro, aos cinemas portugueses e é o quarto capítulo da saga de ação, que coloca também um fim à história de Barney Ross, o mercenário interpretado por Sylvester Stallone, que chega agora à bela idade de 77 anos. Se Ross tem sido a estrela, apesar de estar quase sempre rodeado de outros grandes nomes, desta vez, o cenário pode ser ligeiramente distinto.
Jason Statham será então o homem a dar o passo em frente no protagonismo, ele que assume novamente o papel de Lee Christmas. Gunner e Toll (Dolph Lundgren e Randy Couture) regressam também para contar esta história. “Uma nova geração de estrelas junta-se às existentes para uma aventura recheada de adrenalina”, anuncia a sinopse.
“Statham, Lundgren, Couture e Stallone recebem pela primeira vez a companhia de 50 Cent, Megan Fox, Tony Jaa, Iko Isawis, Jacob Scipio, Levy Tran e Andy Garcia. Equipados com todas as armas possíveis e imaginárias, os Mercenários são a última linha de defesa do mundo e a equipa volta a ser chamada quando todas as alternativas estão esgotadas. Mas uma equipa significa novos estilos e táticas.”
Pouco mais é revelado sobre o novo capítulo da saga que presta homenagem aos clássicos de ação dos anos 80 e 90. Para trás ficam nomes como Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis. O primeiro anunciou a sua saída ao final do terceiro capítulo, sendo que Willis, a braços com demência, se ficou pelo segundo filme da saga.
Stallone retoma o seu papel como líder da equipa que aceita missões de agências governamentais. Barney é o durão invulnerável, mas que frequentemente se arrepende das suas escolhas. É um piloto exímio que gosta de apanhar os alvos de surpresa com o seu revólver, a sua arma de assinatura. Deixará assim o legado a Statham e ao seu Lee Christmas, um antigo soldado das SAS e o amigo mais próximo de Barney.
Lundgren regressa ao papel de Gunner Jensen, especialista em armas pesadas e um elemento indispensável da equipa, embora tenha enfrentado problemas de instabilidade mental e emocional devido ao stress e traumas de combate, mas também abuso de drogas e álcool. Couture regressa ao papel de Toll Road, o especialista em demolições e embora tenha tido papéis menores nos três filmes anteriores, Toll Road tem uma importância significativa na narrativa. Iko Uwais (The Raid) será o vilão do filme, Rahmat, um ex-soldado que se torna traficante de armas e comanda um exército privado que irá colocar à prova toda a equipa.
Embora poucas críticas tenham sido já divulgadas, alguns comentários têm surgido nas redes sociais. Nem todos elogiosos. “Alguma vez imaginaram o que seria o fundo do poço de uma saga de ação? Preparem-se para se admirarem com a miséria de ‘Os Mercen4rios’. Tem a estética dos filmes de 1995 que iam diretamente para os clubes de vídeo. A narrativa e o enredo parecem puro gozo”, escreveu o jornalista do “CinemaBlend”. “É uma diversão estapafúrdia. É um regresso à velha ação pura, dura e explosiva — e extremamente divertida”, revela outro comentário.
Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em setembro.