Cinema

“Sombra”: o filme inspirado na história de Rui Pedro já tem data de estreia

O argumento acompanha uma mãe que procura incessantemente o seu filho desaparecido há 15 anos.
Esta mãe não desiste.

Finalmente há data de estreia para a segunda longa-metragem de Bruno Gascon — “Sombra” chega a 7 de outubro. O filme é protagonizado por Ana Moreira e relata a história de uma mãe à procura do filho desaparecido há vários anos.

O argumento foi inspirado em acontecimentos reais, como o caso de Rui Pedro, rapaz que em 1998 desapareceu de Lousada e até aos dias de hoje nunca foi encontrado. Este é, contudo, apenas um dos casos que deram origem ao novo projeto português.

“Sombra” já fez a sua estreia em alguns festivais internacionais, onde foi aplaudido pela crítica e ganhou inclusive dois prémios. No Festival de Cinema Barcelona – Sant Jordi, conquistou o prémio de melhor obra e o galardão Filme-História, destinado ao “melhor filme pelos seus valores históricos”. Já estreou também no Shanghai International Film Festival, na China; e no Ischia Film Festival, em Itália.

Para criar uma personagem principal mais autêntica, Bruno Gascon conversou com mães de crianças desaparecidas, como Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro.

No filme, a protagonista Isabel é uma mulher que em 1998 tinha a família perfeita. Até que certo dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos, Pedro, desapareceu sem deixar rasto. O seu mundo desmorona-se. O caso é falado em todas as televisões e jornais, as autoridades têm um suspeito, mas a justiça nunca consegue encontrar respostas. Apenas Isabel vai conseguir manter viva a busca pelo seu filho, que acredita ainda estar vivo, ao contrário de todos os que a rodeiam. 

Joana Ribeiro, Miguel Borges, Lúcia Moniz e Vitor Norte são alguns dos restantes atores que compõem o elenco de “Sombra”, que conta ainda com a participação especial de Sara Sampaio.

Leia ainda a entrevista da NiT a Ana Moreira, que nos contou como se preparou para o papel, ao também falar com mães de crianças desaparecidas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT