Cinema

De “Suspiria” a “Eu Sou Amor”: os melhores (e imperdíveis) filmes de Luca Guadagnino

"Challengers", a nova obra do realizador, estreou esta quinta-feira, 25 de abril, em Portugal. Está a ser muito elogiado.
Deu a conhecer Timothée Chalamet.

Poucos mas bons. A frase poderia ser um resumo quase perfeito da carreira de Luca Guadagnino. Tudo começou com “Qui”, uma curta-metragem que realizou em 1997. Durante muitos anos, o cineasta italiano apostou em obras mais pequenas, tanto em termos de duração como em termos de orçamentos e distribuição para diferentes países. Tudo isso mudou com “Challengers”.

A obra protagonizada por Zendaya, Mike Faist e Josh O’Connor chegou aos cinemas portugueses na quinta-feira, 25 de abril, com um orçamento foi de 53 milhões de euros. Nele, acompanhamos Tashi Donaldson (Zendaya), uma antiga estrela do ténis que se tornou treinadora. Dentro e fora do campo, é uma mulher verdadeiramente implacável, disposta a fazer qualquer coisa para alcançar os seus objetivos.

Esta será uma das primeiras produções da carreira de Luca Guadagnino a chegar a vários países em simultâneo, mas não é o primeiro sucesso entre a crítica do realizador. Quando começou a apostar nas longas-metragens, por volta de 2009, começou a solidificar-se como um dos principais criativos de Hollywood e de Itália, o seu país de origem onde continua a trabalhar frequentemente.

Um dos seus projetos mais conhecidos é “Chama-me Pelo Teu Nome”, que ajudou a atirar para o estrelato o agora omnipresente Timothée Chalamet. A narrativa desenrola-se em Itália e acompanha Elio, um adolescente de 17 anos que se apaixona por Oliver, um homem e académico mais velho que está de visita à sua casa de férias para ser o assistente do pai.

 

Mundialmente, a produção arrecadou cerca de 40 milhões de euros. O seu maior sucesso não foi nas bilheteiras, mas sim nas galas de prémios, onde arrecadou 101 troféus e teve mais de 260 nomeações.

O grande destaque foi a passagem pelos Óscares. Concorreu nas categorias de Melhor Ator Principal, Melhor Filme, Melhor Música e Melhor Argumento — saiu vitorioso nesta última.

Com o sucesso que “Challengers” já está a ter entre a crítica especializada, a NiT preparou um ranking com os seis melhores filmes da carreira de Luca Guadagnino.

Há obras conhecidas e outras que passaram debaixo do radar de muitos (mas que têm mesmo de ser vistas). Carregue na galeria e para ver a lista essencial da obra do italiano.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT