Cinema

“The Instigators”: o filme de sonho de Matt Damon e Casey Affleck já chegou ao streaming

A obra é ligeiramente inspirada em "Midnight Run", um sucesso de Robert De Niro que a dupla de atores viu "centenas de vezes".
É um filme de ação com toques de comédia.

Matt Damon e os irmãos Affleck são amigos desde miúdos. Com o mais velho, Ben, escreveu e protagonizou “O Bom Rebelde“, em 1997, que contou ainda com Robin Williams no elenco e venceu dois Óscares. Volvidos 27 anos, fez agora um filme de sonho com Casey. 

“The Instigators”, que chegou esta sexta-feira, 2 de agosto, à Apple TV+, é inspirado em “Midnight Run”, com Robert De Niro, que   costumavam ver juntos pelo menos uma vez por mês. Além de protagonistas, Matt e Casey são também produtores da longa-metragem.

“O filme do Robert tem sido um marco para mim e para o Casey desde que foi lançado [em 1988]. Vimo-lo múltiplas vezes no cinema e outras centenas em casa desde então. Estamos sempre a falar dele”, conta Damon ao “Boston.com”.

O ator de 53 anos interpreta Rory, um ex-militar da Marinha deprimido que precisa de dinheiro rapidamente. Desesperado, o homem antes honesto junta-se a Scalvo (Jack Harlow), um criminoso, e a Cobby (Affleck), um antigo prisioneiro, para planearem um assalto que lhes trará milhões de dólares.

“Antes de ler o guião, já estava nervoso com a ideia de fazer um filme de ação como este. No entanto, quando soube que o Matt era o produtor e protagonista fiquei imediatamente mais descansado”, conta o rapper Jack Harlow à mesma publicação.

Quem também ajudou a criar a obra foi Luciana Barroso, a mulher de Matt. “O Casey gosta de dizer que ela é a pessoa inteligente da relação, e tem razão”, brinca o marido em conversa com a “Entertainment Tonight”. Conheceram-se em 2003 e casaram-se dois anos depois.

Em “The Instigators”, está creditada como produtora. Curiosamente, não queria receber os seus louros, visto que há muitos anos que ajuda o ator nos seus projetos, mas sempre sem receber aplausos por isso. “Ela ajudou-nos muito no guião”, revela. Os outros produtores da longa-metragem juntaram-se e fizeram uma espécie de ultimato: se ela não recebesse os créditos, eles também não os quereriam.

Além de ser quase como uma homenagem a “Midnight Run”, este é o filme de sonho de Matt e Casey graças ao bom ambiente que existiu durante as gravações. “O facto de sermos amigos ajudou-nos imenso. Nem parecia que estávamos a trabalhar, mas sim num encontro com as pessoas que mais gostamos”, explica, desta vez, Affleck ao “Kakuchoporei”.

Estarem na vida um do outro há cerca de 43 anos foi um enorme benefício para a produção. Sempre que colaboram, “há muita falta de diplomacia em termos criativos, o que ajuda a poupar tempo e custos”, acrescenta.

Mas afinal, o que distingue “The Instigators” de outros filmes de assaltos, como “Ocean’s Eleven”? “A maioria deles têm reviravoltas inteligentes e os furtos são executados de uma forma inesperada para os espectadores”, explica Casey Affleck, de 48 anos.

Aqui, não é isso que acontece. Este elaborado plano é quase como uma história de fundo, mas o que realmente está em destaque são as relações entre os protagonistas e as pessoas à sua volta. A personagem de Matt, por exemplo, sente-se culpado pela forma como tratou o filho no passado e pelo facto de ter imensas dívidas. Já Cobby, interpretado por Affleck, sente-se solitário “e não percebe o porquê de não ter amigos”. “Remediar isto é o principal objetivo dos protagonistas”, conclui.

Apesar de ser uma das obras favoritas das estrelas de Hollywood, a crítica não ficou rendida ao resultado. No Rotten Tomatoes, tem uma avaliação de apenas 42 por cento. “Uma confusão”, disse, em poucas palavras, a “New York Magazine”. “Há algum entretenimento, mas muito pouca adrenalina”, descreveu o “The Guardian”.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em agosto nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT