A ascensão a inteligência artificial, que se tornou cada vez mais corriqueira e acessível a todos, deu origem a vários fenómenos. Um deles consiste em agarrar no estilo particular de um cineasta e aplicá-lo a quase tudo o que possamos encontrar.
Foi assim que nasceram compilações virais que mostravam como seriam as personagens de Star Wars se fossem imaginadas por Wes Anderson. E claro que, no que toca a estas brincadeiras com a IA, recorre-se quase sempre dos cineastas com estéticas mais vincadas.
Um deles é Tim Burton, que acabou por ver o seu estilo copiado e adulterado pelas máquinas, às ordens dos humanos, está claro. Numa dessas ocasiões, as personagens clássicas da Disney foram recriadas pela máquina, recorrendo às características que costuma adotar.
Questionado sobre o que acha de tudo isso, numa entrevista publicada no sábado, 9 de setembro, no “The Independent”, o realizador foi claro. “Não consigo descrever o sentimento. Fez-me recordar aquelas culturas que dizem: ‘Não tires a minha foto porque me roubas a alma’.”
“O que aquilo [a IA] faz é tirar-te algo. Rouba-te algo da tua alma, da tua mente. É altamente perturbador, particularmente se o que tira tem a ver contigo. É como se um robô te roubasse a humanidade, a alma.”
Mais curiosa foi a escolha das personagens da Disney, sendo que Burton revelou, ainda em 2022, que nunca mais trabalharia com a empresa. O filme que ditou o fim deste relacionamento de longa data foi o remake de “Dumbo”, lançado em 2019.
“A minha história é que comecei lá. Fui contratado e demitido várias vezes por eles ao longo da minha carreira. Percebi que eu era o ‘Dumbo’, trabalhava naquele grande e horrível circo e precisava de escapar. É por isso que acho que os meus dias com a Disney acabaram. O filme é, em certo sentido, bastante autobiográfico.”
Além de Burton, Wes Anderson também já se manifestou publicamente contra estas criações copiadas pela IA. “Quando alguém me manda coisas dessas, apago imediatamente e peço que não me voltem a mandar coisas parecidas. Não quero vê-las.”
Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em setembro.