Cinema

Tome nota: estes são os 10 melhores filmes de 2020

Elegemos produções recentes e outros da altura dos Óscares, da Netflix e dos cinemas, em inglês ou noutras línguas. Conheça a lista.
É uma lista diversa.

2020 não foi o ano que esperávamos em nenhuma área das nossas vidas. O mesmo aconteceu com o cinema. Filmes que iriam ser enormes sucessos de bilheteira alcançaram resultados desastrosos, muitos outros nem sequer chegaram a ir para os cinemas e foram adiados para o próximo ano.

Por outro lado, o streaming cresceu bastante e as plataformas como a Netflix, HBO ou Amazon Prime Video, entre outras, apostam cada vez mais em filmes que se podem ver em casa — e não só em histórias que são contadas em formato de série.

Ainda assim, quando falamos da lista dos melhores filmes do ano, temos de ter em conta que em Portugal muitos dos filmes dos Óscares estreiam só no ano da própria cerimónia — ao contrário do que acontece, na maioria dos casos, com os EUA, por exemplo.

Ou seja, filmes como “1917”, “O Caso de Richard Jewell” ou “Mulherzinhas” — vencedores de estatuetas douradas nos Óscares de fevereiro — também só chegaram aos cinemas nacionais em 2020. Mesmo num ano atípico, a competição foi difícil e houve várias produções mais independentes a lutarem por um lugar na lista.

Carregue na galeria para conhecer os dez melhores filmes do ano para a redação da NiT.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT