Cinema

“Triângulo da Tristeza”: filme que ganhou Palma de Ouro em Cannes estreia em Portugal

A história centra-se num casal de modelos a bordo de um iate luxuoso. Quando as coisas começarem a correr mal, vão correr mesmo mal.
O filme estreia agora nos cinemas portugueses.

No prestigiado Festival de Cinema de Cannes, em maio, recebeu uma ovação em pé de oito minutos. Depois, o júri distinguiu-o com o maior prémio de todos, a Palma de Ouro. Agora, “Triângulo da Tristeza” chega finalmente a Portugal. Pode ser visto nos cinemas a partir desta quinta-feira, 13 de outubro.

O filme foi escrito e realizado por Ruben Östlund. Este é o cineasta sueco responsável pelos aclamados “Força Maior” e “O Quadrado” (que também venceu a Palma de Ouro). Embora não seja consensual junto da crítica, tem-se notado pelas sátiras que faz, pelos momentos de comédia negra, por tentar que todas as cenas — por mais irrelevantes que possam ser para a narrativa — sejam especiais.

“Triângulo da Tristeza” é o seu primeiro filme completamente falado em inglês. No centro do enredo está um casal de supermodelos, Carl e Yaya. A mulher tem bastante mais sucesso do que o homem — e isso leva a uma discussão algo recorrente sobre gestão de dinheiro e papéis de género dentro do casal.

A narrativa arranca quando embarcam numa viagem num iate de luxo, com outros milionários. Lá conhecem o oligarca russo Dimitry e a sua mulher Vera. O casal idoso amoroso, britânico, de Clementine e Winston — que depois descobrem que fizeram a sua fortuna a vender armas. Entre outras personagens excêntricas.

Quem lidera a tripulação é Paula. Exige a todos os empregados que cumpram todos os desejos dos hóspedes. No comando do navio está o capitão Thomas Smith, geralmente embriagado e refugiado na sua cabine. Quando Paula consegue convencer o capitão a fazer o jantar de boas-vindas com os hóspedes, tudo corre mal.

Uma mistura de comida estragada e tempestade no mar deixa todos enjoados, com os hóspedes a vomitarem e a apressarem-se para irem à casa de banho. O navio fica em pânico. Na cabine, Thomas Smith e Dimitry debatem alcoolicamente o comunismo e os males do sistema capitalista, enquanto tentam dominar o navio durante aquela perigosa tempestade. Começa a haver feridos a bordo e depois perdem a energia. Outros acontecimentos afetam o iate de luxo.

Sem fazermos demasiadas revelações, o resultado é que um grupo de milionários consegue escapar com uma das empregadas — mas a relação de poder vai-se inverter quando fica percetível que ela, Abigail, é a única com reais capacidades de sobrevivência. A relação entre Yaya e Carl também será afetada pelas suas novas circunstâncias de vida. 

No elenco estão nomes como Woody Harrelson, Dolly De Leon, Vicki Berlin, Harris Dickinson, Alicia Eriksson, Zlatko Buric, Sunnyi Melles, Amanda Walker, Oliver Ford Davies ou Henrik Dorsin, entre outros.

A sul-africana Charlbi Dean, que interpretou Yaya no filme, morreu no final de agosto com apenas 32 anos. Apesar de ainda não terem sido divulgadas as conclusões da autópsia, foi identificada uma infeção viral nos pulmões da atriz e modelo. Como havia perdido o baço em 2008, graças a um acidente de viação, isso aumentava significativamente o risco de uma infeção se tornar fatal. 

Carregue na galeria para descobrir outras histórias novas para ver.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT