Cinema

“Triângulo da Tristeza”: um dos melhores filmes dos últimos anos chegou ao streaming

O filme sueco foi nomeado para três Óscares e recebeu a Palma de Ouro, em Cannes. A protagonista morreu poucos meses depois da estreia.
Já chegou ao streaming.

No prestigiado Festival de Cinema de Cannes, em maio de 2022, recebeu uma ovação em pé de oito minutos. Depois, o júri distinguiu-o com o maior prémio de todos: a Palma de Ouro. No ano seguinte, recebeu três nomeações aos Óscares: Melhor Filme, Melhor Realização e Melhor Argumento. Agora, “Triângulo da Tristeza” chega finalmente a Portugal. Pode ser visto na Prime Video a partir desta quinta-feira, 2 de maio.

O filme foi escrito e realizado por Ruben Östlund, de 50 anos. Este é o cineasta sueco responsável pelos aclamados “Força Maior” e “O Quadrado” (que também venceu a Palma de Ouro). O seu projeto mais recente conta com uma avaliação de 72 por cento no agregador de críticas Rotten Tomatoes.

“Triângulo da Tristeza” é a sua primeira obra completamente falada em inglês. No centro do enredo está um casal de supermodelos, Carl (Harris Dickinson) e Yaya (Charlbi Dean). A mulher tem bastante mais sucesso do que o homem — o que provoca uma discussão algo recorrente sobre gestão de dinheiro e papéis de género dentro do casal.

A narrativa arranca quando embarcam numa viagem num iate de luxo com outros milionários. Lá conhecem o oligarca russo Dimitry e a sua mulher Vera, o casal idoso e muito amoroso composto por Clementine (Amanda Walker) e Winston (Oliver Ford Davies) — que depois descobrem que fizeram a sua fortuna a vender armas —, entre outras personagens excêntricas (bem ao estilo de “The White Lotus”).

Quem lidera a tripulação é Paula (Vicki Berlin), que exige a todos os empregados que cumpram os desejos dos hóspedes, em qualquer circunstância. No comando do navio está o capitão Thomas Smith (Woody Harrelson), um antigo comunista que se mantém embriagado e refugiado na sua cabine. Porém, quando Paula consegue convencer o capitão a participar no jantar de boas-vindas com os hóspedes, tudo corre mal.

Uma mistura de comida estragada e tempestade no mar deixa todos enjoados, com os hóspedes a vomitarem e a apressarem-se para irem à casa de banho. Ao mesmo tempo, na cabine, Thomas Smith e Dimitry debatem o comunismo e os males do sistema capitalista, enquanto tentam dominar o navio durante aquela perigosa tempestade. O resto da história é um delírio que só tende a agravar-se — e mais não dizemos. 

A atriz sul-africana Charlbi Dean, que interpretou Yaya no filme, morreu no final de agosto de 2022 com apenas 32 anos devido a uma infeção viral nos pulmões. Como havia perdido o baço em 2008, graças a um acidente de viação, isso aumentou significativamente o risco de uma infeção se tornar fatal.

Carregue na galeria e conheça outras novidades de maio.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT